O poder das anotações

Uma boa dica para melhorar muitas áreas da sua vida é simples: Anote! As anotações podem lhe auxiliar mais do que imagina.

Pode parecer desperdício de tempo, mas com a tecnologia disponível hoje, não precisa necessariamente sentar em uma escrivaninha e anotar tudo em um caderno. Você pode e deve fazer uso da tecnologia, sms, email, feeds, blogs, notepad, etc.

O Ato de Anotar Ajuda Sua Memória

Já notou que ao escrever uma lista de compras você muitas das vezes ao chegar no mercado se lembra de vários itens que foram anotados na lista sem ao menos olhá-la? Ou quando você tem uma ideia interessante e anota, então você lembra essa ideia o dia inteiro? O simples fato de anotar ajuda a armazenar as informações na memória.

Aumente sua memória:

  • Escrevendo sua lista de coisas a fazer no início de cada dia
  • Tomando nota de ideias e pensamentos no momento em que eles vierem em sua mente
  • Memorizando dados importantes anotando-os diversas vezes

Anotações Permanentes
Ao começar um novo projeto ou negócio, por que não manter anotações sobre seu progresso, de forma que você possa olhar essas anotações em alguns anos e ver o que fez de certo e errado? Ao anotar os detalhes do dia-a-dia, você cria um rastro permanente de eventos e momentos que se tornariam apenas vagas lembranças distorcidas ao passar dos anos.

Faça seus pensamentos e ideias se fixarem:

  • Mantenha um diário ou blog online
  • Tome nota de eventos e situações significantes para sua vida, anote em uma agenda ou caderno
  • Anote mudanças e detalhes sobre o crescimento de seu filho no livro do bebe (caso tenha um filho)

Ao Anotar, Você Mostra Que Está Falando Sério
Tenho certeza que já ouviu falar “vamos por isso no papel”, sobre transações comerciais: é muito mais fácil desfazer algo que dissemos, mas ao escrever uma promessa, meta ou contrato mostra que temos real interesse em honrar o que está anotado. Isso não se aplica somente no mundo corporativo. Uma carta apaixonada, por exemplo, pode durar gerações, mesmo quando o sentimento e as palavras já estiverem ficado no passado.

  • Anote seus sonhos e objetivos
  • Anote o que deseja para sua vida nos próximos cinco anos

As Anotações o Mantém em Foco
Caso já tenha tentado uma dieta ou controlar suas finanças, já deve ter tido uma espécie de diário de dieta ou uma caderneta com gastos. É muito mais fácil controlar seu progresso quando você tem tudo anotado, e ao mesmo tempo torna-se difícil mentir para você mesmo. Quando estiver trabalhando em um objetivo que requer ações diárias, mantenha um rascunho, você se surpreenderá como um simples ato o ajudará a manter-se motivado e disciplinado.

Mantenha-se em foco:

  • Faça anotações de como está e como poderia melhorar sua vida semanalmente
  • Mantenha controle de seus objetivos diários, que tipo de alimentação comer, horário de exercícios
  • Leia regularmente as anotações que já escreveu para verificar o que pode ser melhorado ou modificado em sua vida

Você Pode Achar Soluções ao Escrever
Ao se deparar com um problema ou uma situação complicada em sua vida, experimento escrever sobre isso. Se você ficar apenas pensando como solucionar o problema, pode acabar aumentando o stress e muitas das vezes seus pensamentos ficam indo e vindo em circulo. Separando um pequeno tempo do seu dia para escrever irá lhe ajudar a “digerir” o problema e controlar suas emoções, permitindo que veja o problema de um ângulo diferente e então começar a trabalhar em busca de uma solução. Você também pode se surpreender ao escrever sobre seu problema em um blog ou fórum na internet, muitas pessoas podem ter passado pela mesma situação. Mas lembre-se que a internet pode ser tanto uma aliada quanto vilã, tenha precaução.

O ato de escrever anotações já lhe ajudou a melhorar sua vida de alguma forma? Tem alguma sugestão para complementar e melhorar as ideias? Deixe seu comentário.

Abraço,
Rod