Esteja Presente

Como estar presente ajuda a solucionar problemas.

A grande maioria dos nossos problemas hoje em dia estão em nossa mente. Certamente enfrentamos problemas de natureza externa, algo no trabalho, estresse no relacionamento, etc. A maneira como nossa mente encara esses problemas é de grande importância.

Se você estiver completamente presente, os problemas externos deixam de ser problemas, porque existe somente você e essa força externa, nesse momento. Quando não estamos presentes, um problema torna-se mais um dos diversos que já existem.

Se seu filho te interrompe, você pode se estressar por ter outras coisas para se preocupar e agora seu filho adicionou mais uma camada de preocupação ou simplesmente interrompeu seu momento de calma. Ao estar realmente presente no momento, é somente você e seu filho. Você pode apreciar a criança pelo que realmente ela é, e ser grato por ter esse momento com ela. Automaticamente seus outros problemas ficam em segundo plano, aquele momento é seu e de seu filho.

Caso seu trabalho exija que você mantenha seu foco em uma tarefa urgente, você pode se estressar por ter centenas de outras coisas para resolver em pouco tempo. Ou pode estar presente, e manter seu foco completamente na tarefa urgente, e agora é só você e a tarefa a ser cumprida. Dessa forma essa sensação de sufocamento causada pelo excesso de preocupação desaparece.

A internet e outras formas de distração não são problemas se você souber controlar a forma como utiliza essas ferramentas. E se você precisar checar o Twitter, FaceBook, email ou blog… esteja presente também para essa tarefa digital.
Estar presente torna-se a melhor forma de encarar qualquer situação ou problema. Permite que você esteja encarando a situação de frente, todo o resto desaparece, aquele momento é somente você e seja lá o que for que precisa ser feito.

Como praticar o “estar presente”.

O método para estar presente é de certa forma simples, mas a prática é o que mais importa. Muitas pessoas não aprendem a estar presente por não praticar, e não porque é difícil. Quando se pratica algo regularmente, você torna-se bom naquilo. Se torna uma forma de ser ao invés de uma tarefa ou um item na sua lista de coisas para fazer.

Como fazer: seja lá o que você estiver fazendo, nesse momento, aprenda a manter seu foco 100% nisso.

Preste atenção: a todos os aspectos do que estiver fazendo, seu corpo, as sensações, seus pensamentos.

Se estiver prestando atenção, vai notar que seus pensamentos pulam para outras coisas. É natural – a chave é você ter consciência que seus pensamentos estão desviando para outros pontos, nesse caso, ao ter essa noção você tem o poder de direcionar sua mente de volta ao momento presente.

É um exercício interessante, faça uma vez, faça novamente. Não se preocupe com a quantidade de vezes, apenas faça.

Pode ficar meio cansativo no começo, caso não esteja acostumado a notar como sua mente navega em diferentes direções o tempo todo. Não se preocupe. Faça pausas se for necessário. E retorne com o exercício quando achar melhor, a intenção não é vencer a mente por exaustão – pelo contrário, o objetivo é você começar a notar como suas preocupações começam a se dissolver e você aproveita muito mais o momento presente.

Seja alegre em seja lá o que for que estiver fazendo no momento, grato por ter habilidade para completar essa tarefa, e aprecie completamente todo o processo. Você vai notar que toda experiência pode ser incrível.

Pratique durante o dia, todos os dias. Quanto mais praticar, mais fácil vai ficar para você perceber quando começar a se distanciar do seu momento presente em determinada tarefa ou situação, e rapidamente conseguirá voltar seu foco completamente para esse momento. É como a luz vermelha em um semáforo, você instintivamente sabe que deve parar… com a prática, você perceberá de maneira instintiva quando seus pensamentos começarem a navegar a deriva.

Meditação é uma forma fantástica de praticar, por remover grande parte da complexidade do mundo ao seu redor, permitindo que aprenda a focar e estar 100% ciente de sua mente, trazendo de volta ao momento presente. Não é complicado: meditação pode ser feita em qualquer local e tempo. Caso consiga uma pessoa com experiência para lhe orientar, melhor.

Pratique, repita, em pequenos passos. Cada passo é importante e cada momento de prática é um passo para obter o controle e estar sempre presente em diversos momentos de sua vida.

Autor: Leo Babauta

Leo é o criador do site ZenHabits.net . É casado, tem seis filhos. Mora em San Francisco na Califórnia. É escritor, corre e é vegetariano. Para conhecer a história completa clique aqui.

Fonte: ZenHabits.net

Foto