Encontre sua luz interior

Viver às vezes dói, mas é preciso aprender a lidar com essa dor de forma positiva, sabendo encarar as adversidades. Quantas vezes não escutamos pessoas alegarem que cansaram de lutar, que não tem mais forças.

É natural nos fragilizarmos diante das adversidades, afinal nenhum ser humano é invulnerável, todos nós temos as nossas fraquezas, mas não podemos deixar que elas nos destruam. “a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional”.

Quantas vezes a decepção vem de quem mais admiramos, o desprezo de quem mais amamos, quantas vezes nossos sonhos são frustrados, quanto às vezes somos incompreendidos e mal interpretados, quantas e quantas pedras vamos encontrar no nosso caminho… Mas é preciso transformar a dor em aprendizado, dar um sentido pra ela. Ficar no papel de vítima? Guardar mágoa? De que adianta? Tudo na vida tem um propósito e até na dor podemos encontrar um sentido.

E é justamente nos momentos mais difíceis que encontramos as forças que nem mesmo nós sabíamos que possuíamos, é justamente nesses momentos que enxergamos que somos frágeis sim, temos limitações, mas também temos recursos internos
inimagináveis pra saber lidar e superar tudo isso.

É claro que não é assim tão simples, não adianta dizer pra alguém que está deprimido pra que esse alguém tenha forças e vá à luta. Certa vez li a seguinte frase “Depressão não é um sinal de fraqueza, mas sim um sinal de que se esteve lutando e por muito tempo”. Antes de querer que alguém aprenda a cair e levantar é necessário despertar os recursos que esta pessoa possui e talvez não
saiba. Toda mudança é um processo, é preciso respeitar o tempo de cada um, uma palavra mesmo que certa no momento errado pode levar tudo a perder. Pra despertar a consciência de alguém temos que conhecer o seu contexto, seu histórico, suas dores e sofrimentos, pra não nos deixarmos levar pelas aparências e pré-conceitos e cairmos no erro de fragilizarmos ainda mais. E
antes de querermos conhecer o outro, temos que conhecer a nós mesmos e este processo é contínuo, é uma eterna descoberta.

A maior lição não vem de fora, só nos desperta, a maior lição reside dentro de cada um de nós e cabe a cada um descobri-la, a vida, as pessoas e as situações difíceis só nos estimulam a isso, a dor às vezes é uma mensagem que precisa ser decodificada, assimilada e transformada para um bem maior.

Muitas vezes somos mal interpretados, mas porque sofrer com isso? Podemos reverter a nosso favor, a favor do nosso autoconhecimento. Não são as vivências em si, mas o que fazemos com elas que nos faz aprender.

Agradeço todos os dias as pessoas e circunstâncias que tem me ajudado a despertar e reencontrar a minha luz interior.

Nesse meu processo de desenvolvimento contínuo aprendi que problemas têm solução dependendo de como são encarados, mas não adianta procurar “a luz no final do túnel”, tente procurar a luz que reside dentro de você, sua força interior, ela está lá e nos momentos mais difíceis se você acreditar ela irá brilhar.

A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmos sempre depois de cada queda. -Confúcio

Autora: Ana Lúcia Lima

Especialista em terapia cognitivo comportamental e arte terapia.

Fonte: Artigonal.com

Foto