Aprendendo com os animais

Sabia que podemos aprender bastante com os animais? Pois é, veja a lista abaixo:

1. ELEFANTE

Elefantes são conhecidos por viverem em grupos e serem liderados por uma fêmea mais velha. Os filhotes são praticamente criados juntos, sem discriminação e se, por exemplo, um dos filhotes machuca a pata, o grupo todo irá andar mais devagar para que ele possa acompanhá-los. Elefantes também são notados por acolherem filhotes órfãos e por visitarem locais onde outros elefantes morreram.

Família – Muitos de nós consideramos a família a coisa mais importante na vida, mas nem todos praticam isso realmente. Dedicar-se a família pode ser uma tarefa estressante, consumidora de tempo e energia… A vida em família mudou radicalmente nos últimos anos, especialmente nas grandes cidades. Muitos jovens nem ao menos pensam em começar uma família, exatamente pelos motivos citados, dá muito trabalho! Vale a pena dedicar-se a família? Negligenciar sua família pode causar diversos efeitos negativos para todos, especialmente do ponto de vista psicológico. Com um pouco de respeito, afeição e tempo para uma pequena visita ou telefonema, você pode livrar-se da depressão, solidão e tristeza, e trazer satisfação e alegria para as pessoas que ama.

2. CÃO

Cães podem criar laços com seres humanos, que parecem ir além de seu instinto animal, muitas vezes cães arriscam sua própria vida para salvar seus donos ou pessoas próximas. Muitas vezes cães retornaram para seus donos após viajarem centenas de kilometros, existem também casos onde os cães não deixam o cemitério onde seu dono está enterrado. Em casos extremos, cães morrem logo em seguida após a partida de seu dono. Instinto?

Amizade – após a família, amizade é considerada um dos elementos mais importantes na vida. Investir em uma amizade é muito beneficial, claro, quando a outra pessoa corresponde a essa amizade. Uma amizade duradoura expõe o que existe de melhor em alguém, pois envolve uma afeição profunda, a oportunidade de poder se abrir com outra pessoa sem preocupar-se, receber conselhos de um ponto de vista diferente em diversas situações, e sentir-se seguro e relaxado. Muitas pessoas em todo o mundo se sentem solitárias a maioria do tempo, isso acontece na maioria dos casos devido ao estilo de vida individualista que levamos, que afeta a vida social e até mesmo reprimi o desejo de ter essa ligação com outra pessoa. Mas esteja certo, investir em uma amizade existente ou descobrir novas amizades vai lhe trazer muitos mais benefícios do que passar horas em frente do PC.

3. ALBATROZ

O albatroz é um pássaro marinho que é conhecido por viver até 50 anos, o que é extraordinário para um pássaro. Esses pássaros são monógamos (têm somente um parceiro durante a vida), o que os tornou símbolo para marinheiros viajando longas distâncias.

Fidelidade – um assunto que muitos gostam de levar na brincadeira, mas alguns preferem levar a sério. Todos escutaram casos e casos sobre (in) fidelidade, está na TV, na internet, em todo lugar. Seja de forma bem humorada como em programas de TV, ou em forma de tragédia, como vemos nos noticiários. Infidelidade é causa de distúrbios para todos os envolvidos, levando a efeitos psicológicos negativos como culpa, frustração, falta de confiança nas pessoas, etc. É um mal que sempre existiu e provavelmente continuará existindo para sempre.

4. ARAU

Arau é um pássaro marinho que depositam seus ovos em penhascos para não serem devorados por predadores. Quando os filhotes nascem, começam uma extraordinária jornada até a praia. Quando é chegada a hora de seguir seus pais, os filhotes se jogam de uma grande altura, muitos deles chegando inteirinhos na praia.

Coragem – Desejar é fácil… mas ter coragem de realizar já é mais difícil. Tomar uma decisão difícil em uma situação complicada necessita de coragem. Pedir um aumento de salário, sair de casa para morar sozinho durante a faculdade, falar sobre seus sentimentos e muitas outras situações pode exigir coragem. O medo na hora de decidir fazer ou não fazer torna-se muito pequeno se comparado com o sentimento de arrependimento ao perceber que você perdeu uma oportunidade única em sua vida por não ter tido coragem de tomar uma decisão no momento certo. Quando você se deparar com uma situação onde tem o sentimento verdadeiro que sua decisão deveria ser A e não B respire fundo, analise a situação (tomar decisões rápidas e sem pensar nunca é uma boa ideia) e encare. Pode ser a decisão correta.

5. SALMÃO

O salmão viaja milhares de kilometros para chegar aos rios onde nasceram. Muitos não chegam, mas os que conseguem, oferecem a uma nova geração a chance de fazer a mesma jornada pela vida.

Perseverança – Após ter feito sua decisão com coragem, não desista logo de cara por um motivo ou outro! Muitas coisas importantes ficam pela metade, pois desistir sempre parece uma alternativa viável e fácil. Persistência e perseverança são chaves importantes para a realização de seus objetivos. Imagine um mundo onde todos desistem de seus objetivos se sonhos, pelos simples fato de ser difícil realizá-los… imagine se os salmões desistissem de sua jornada (convenhamos que nadar milhares de kilometros, enfrentar correntezas, pular sobre quedas d’água, e ainda correr o risco de ser devorado no caminho não é nada atrativo). Se você acredita que fez a decisão correta, então lute com todas as forças.

6. LOBO

Lobos são animais fortes e resistentes, capazes de caçar diversos tipos de presas. Eles sabem que ao caçar em grupo, conseguem uma refeição maior e melhor. Juntos podem matar um animal de 500 kilos, 10 vezes maior que eles, e com uma força incrível.

Trabalho em equipe – Acreditar em você mesmo e usar seus conhecimentos em diversas atividades é algo que é recomendável a todos. Mas fazer tudo sozinho pode não ser a melhor solução em todas as situações. Mais cabeças resultam em mais ideias. Claro, é natural querer atingir seus objetivos sozinho, mas lembre-se que os grandes feitos raramente foram realizados por uma pessoa, na maioria das vezes haviam outras pessoas envolvidas. Trabalhando em equipe mostrará que você não pode ser o melhor em tudo, e que o esforço coletivo tem um tremendo poder. Trabalhe com outros para atingir objetivos, compartilhe ideias, ajude! Os resultados podem ser incríveis, e o que era um grande obstáculo ou problema para você, pode ser facilmente devorado, se encarado por um grupo. Trabalhe em equipe não somente na escolha ou no trabalho, em sua vida social também. O que seria do esporte sem trabalho em equipe? Ou uma grande ação humanitária?

7. AVE-DO-PARAÍSO

Um dos rituais mais incríveis de acasalamento acontece entre essa espécie de pássaro raro conhecida como ave-do-paraíso. Todos os machos constroem uma forma de tenda decorativa onde ele coloca todo tipo de coisas que encontra. Especialmente materiais da cor azul, e organiza tudo para que chame a atenção de uma fêmea. A fêmea então se aproxima, analisa a organização… e muitas das vezes não se dá por satisfeita com o que encontrou, forçando o macho a re-começar seu trabalho até que fique perfeito.

Beleza – Encanta a todos nós, vamos admitir. Encontrar e admirar a beleza verdadeira pode ser uma das coisas mais incríveis a fazer. A beleza está em todos os lugares, na natureza, nas pessoas ao nosso redor, em nossas casas. Aumente sua atenção aos detalhes, veja o mundo com outros olhos. Beleza não é um valor superficial, desde que você aprecie de forma correta. Encontre a beleza que lhe rodeia e aproveite-a, aprenda a sorrir para as coisas pequenas que estão ao seu alcance.

8. CALOPSITA (Enviado pelo André)

Quando criadas em cativeiro, só acasalam e tem filhotes quando é colocado um ninho a disposição e a alimentação é farta. Sem o ninho na gaiola, elas não cruzam.

Controle de natalidade – O ser humano tem filho em qualquer lugar e de qualquer jeito, não importando se tem condições financeiras ou casa. E justamente os que têm menos condição de ter filhos são os que mais têm.

Animais reagem ao que seus instintos e sensos dizem, e ainda assim, de forma irracional, podem ser belos exemplos e modelos a serem seguidos por seres humanos.

Abraço,
Rod Gomes

Foto:  girlreporter