Esse será apenas mais um ano?

Depois de algum tempo, estou retornando as atividades no LifeTips. Espero que todos estejam bem e bastante inspirados para encarar esse maravilhoso ano novo!

A cada começo de ano nós fazemos novos planos, traçamos novas metas, novos sonhos… Mas infelizmente para a grande maioria isso acaba ficando pra trás logo no primeiro mês do ano.
E a pergunta que fica é: “Esse ano será apenas mais outro ano?” A resposta para essa pergunta só depende de VOCÊ.

Essa fantástica energia que corre em nossas veias sempre que um ano está começando é realmente algo extraordinário e devemos sim usar e abusar dessa energia para nos reinventarmos, buscar motivação, deixar os problemas no passado e recomeçar. Ano novo vida nova!

Então já que é recomendável usar e abusar dessa recarga de energia que o ano novo nos proporciona, porque será que 90% dos nossos planos vão por água abaixo antes mesmo do meio do ano? Simples, porque essa maravilhosa energia não dura para sempre.

Nós por algum motivo acreditamos que ao traçar novas metas e objetivos, automaticamente as coisas seguirão seu curso e uma hora em um passe de mágica… boom, nossos sonhos se realizam e os objetivos são alcançados. Aí está o grande erro, anotar suas resoluções de ano novo e guardar o papel em canto no armário ou na gaveta é a mesma coisa de que não fazer nada e esperar que algo aconteça.

O pulo do gato está em tentar manter pelo menos um pouquinho que seja dessa energia inspiradora do ano novo e aplicá-la TODOS OS DIAS de nossas vidas. É fácil? Não, mas não é impossível. Você tem grande potencial de mudar seu destino e o destino de outras pessoas todo santo dia de sua vida, acredite ou não… muitas vezes isso acontece mesmo sem você desejar. Então porque não assumir essa responsabilidade e colocar isso para trabalhar em seu favor?

Algumas dicas que tento seguir para viver meu ano novo, TODOS OS DIAS:

1. Descarregue

Muitas vezes somos travados por falhas do passado, compromissos, emoções, barreiras. Não conseguimos mudar de emprego porque é tudo muito difícil. Não temos tempo para saúde e exercícios porque temos um monte de outras coisas mais importantes. Não temos tempo para a família e amigos porque o trabalho e os compromissos sempre consumem nossas energias. Não podemos, não, não…
Essa quantidade de não é uma desgraça! Isso tudo é bagagem pesada que pode tornar sua vida um verdadeiro inferno, DESCARREGUE esse tipo de bagagem. Para viver sua vida bem, todos os dias, você precisa recomeçar sempre e livrar-se desse tipo de peso que te puxa para baixo. Procure deixar o passado em seu devido lugar, nem sempre é fácil, mas é necessário.

Livre-se de aborrecimentos do ano passado, ou dos anos passados.
Livre-se das falhas.
Livre-se dos medos que se acumulam dentro de você.
Livre-se de pensamentos e pessoas negativas.
Livre-se do ano passado e comece a viver o novo, a cada dia.

2. Viva mais o seu hoje.

Esqueça um pouco de seus objetivos para esse ano. Decida: O que eu quero fazer com o dia de hoje?
O que importa mais em sua vida? O que você mais gosta de fazer nesse momento? O que te traz excitação e te revigora? O que é mais recompensador em sua vida?

Obviamente as respostas são as mais variadas, pode ser criar alguma coisa nova, fazer alguma coisa diferente, ajudar outras pessoas, tornar-se uma pessoa melhor, trabalhar em um projeto que te traga orgulho. Mas independente de sua resposta, sempre mantenha sua mente focada em o que você vai fazer para tornar seu dia em um dia com potencial de ser um dos melhores de sua vida.

3. Desligue as distrações, foque!

Feche seu email, facebook, orkut, twitter, blogs, sites, fóruns. Desligue o celular, laptop ou desktop. Desligue tudo que possa tirar sua atenção. Agora foque… nem que seja por apenas 10-15 minutos inicialmente, depois tente 30-60 minutos. Focar em que? No que acabei de falar na dica número 2, foque em que rumo você quer que seu dia siga (caso seja noite, foque no seu dia seguinte). Imagine cada detalhe do seu dia, o que você pode fazer para que seu dia seja extraordinário, produtivo e inesquecível. De preferência mantenha seus olhos fechados e permaneça em um lugar confortável. Se quiser, pode pegar um pedaço de papel, caderno ou bloco e uma caneta… deixe-os próximos de você. É importante que não tome notas no computador, smartphone, laptop, para não ter sua atenção desviada. Esse pequeno exercício pode parecer inútil e sem sentido, mas acredite e tente manter seu foco mesmo que seja difícil no começo.

4. Seja feliz… AGORA!

Outro grande erro que cometemos é achar que a felicidade vem depois que acontecer isso ou aquilo. Não imagine que a felicidade é um destino que vamos encontrar quando chegarmos lá. É possível encontrar a felicidade agora. Sempre se lembre disso. Quando você imagina que a felicidade virá, um dia… a verdade, de fato é que ela nunca virá. Aprenda a enchergar sua felicidade, desassocie a ideia de que felicidade está em um lugar, um bem, uma pessoa. A felicidade está em você.

Todos os dias quando você estiver fazendo o seu melhor no trabalho, melhor como marido, melhor como pai, melhor como esposa, melhor como mãe, melhor como filho, melhor como mecânico, melhor como médico… veja a felicidade nisso. Se você ama o que faz, isso em si já é um belo motivo para ser feliz. Se você por algum motivo não faz o que ama, não há motivos para não ser feliz. Siga com seus dias, sempre focando em o que precisa ser mudado para que você consiga fazer algo que ame.

5. Reinvente-se, todos os dias.

Você renasce, todos os dias. Reinvente sua vida e suas ideias, todos os dias. Faça o que é mais importante para você, nesse dia.
Pode ser a mesma coisa que importava mais no dia de ontem, ou não. Isso não importa. O que importa é o dia de hoje – agora. Seja feliz, tenha paixão pelo que faz, hoje.
Você tem a chance de recomeçar a cada dia – não apenas no começo de cada ano. E isso, é realmente algo especial… saiba aproveitar.

Um abraço,
Rod Gomes