8 Maneiras de turbinar sua motivação.

Já se sentiu desmotivado e sem vontade de fazer nada?

Pois é, quem não? É natural que nosso nível de energia descarregue as vezes, o importante é não permitir que chegue a um nível tão baixo que saia do controle. Uma boa tática para evitar que sua produtividade despenque é tomar o controle da situação e injetar a si próprio com altas doses de motivação usando as estratégias abaixo.

1. Desenvolva sua visão

Um dos grandes motivos para ficar desmotivado é não estar conectado com sua visão. Em específico, a visão do que estamos tentando conquistar. Qual o motivo para trabalhar duro todos os dias? O que você quer conquistar? Está indo na direção correta? Precisa mudar alguma coisa? O quê?

2. Tenha um motivo

Falta de motivação pode vir rapidamente a partir do momento em que você não consegue responder claramente o porquê ou para quê de algumas questões. Geralmente estamos ultra ocupados todos os dias na correria para tentar resolver o maior número de coisas possíveis no menor espaço de tempo. O dia acaba se tornando uma corrida maluca e esquecemos de perguntar o porquê disso.

Por que você vive? Por que faz as coisas que faz? Para quê? O que quer conquistar? São perguntas simples, porém nem sempre fáceis de serem respondidas. É importante que tenha essas respostas claramente em sua mente, caso não tenha, é hora de tentar encontrá-las.

3. Estabeleça prazos

Seus objetivos devem ter prazos para evitar que você se perca no caminho. O importante é ter um prazo realista, mesmo para as pequenas coisas do dia a dia. O pequeno estresse que pode ser gerado ao setar prazos para seus objetivos, não é nem de perto comparável com o nível de estresse que seria causado ao saber que alguma obrigação ou objetivo importante passou despercebido e agora você terá que se desdobrar para conseguir resolver. Você deve sempre tentar cumprir o prazo estabelecido, mas não se mate caso não consiga.

4. Relaxe

Muitas vezes quando estamos desmotivados, relaxar e descansar pode ser a solução. Quantas noites já passei em claro, pensando e pensando… tentando achar soluções para problemas, desenvolver ideias. Lutando contra uma força que é muito maior. Assim como um carro sem combustível, às vezes nossos níveis de energia estão baixos e tentar forçar a barra só vai piorar as coisas. Então nessas horas o melhor a fazer é tentar descansar e repor as energias. Faça o teste, poderá se surpreender.

5. Faça o que ama

Algumas vezes falta de motivação é um sinal subconsciente de que não estamos fazendo as coisas que amamos, ou pelo menos não o suficiente. Você dedica grande parte do seu tempo fazendo algo que não gosta? Pode ser qualquer coisa, como manter contato com pessoas que não gosta ou trabalhar com algo que não te satisfaz.

Você não precisa fazer coisas que não gosta. Se não sentir que está no rumo certo, mude. Esse é um ponto bastante polêmico, pois envolve na maioria das vezes o trabalho ou o relacionamento. A dificuldade em se conseguir um emprego atrapalha muito, mas o fato é que se você não ama o que faz, não existe motivo para continuar fazendo. Você dificilmente conquistará algo na vida se continuar fazendo coisas que não te preencham.

Veja bem, não aconselho ninguém a ser um rebelde sem causa e simplesmente pedir demissão do emprego que não gosta ou terminar um relacionamento que está sem graça. Mas é importantíssimo procurar caminhar sempre na direção do que te faz feliz, com planejamento e foco.

Não gosta do seu emprego? Crie um plano de ação detalhado listando quais são suas opções para que consiga trabalhar com algo que ame e coloque em prática.

6. Material motivacional

SEMPRE tenha por perto material que o ajude a se manter motivado e inspirado, como livros, podcasts, biografias, palestras, sites e blogs. Eu uso o Google Reader para controlar meus feeds RSS, e toda manhã procuro ler os materiais que me inspiram… aconselho que você faça o mesmo. Não recomendo que leia o jornal ou notícias até que tenha lido sua dose diária de motivação. Já estamos sendo bombardeados o suficiente com notícias negativas e violentas, você não precisa procurá-las, elas te acharão. Imprima frases que você gosta, cole em um painel. Não importa como, apenas encontre formas de ter esse tipo de material sempre por perto.

7. Competição não é ruim

Uma das melhores formas de se manter motivado é ter competição. Não de forma negativa, mas sim de uma maneira saudável. Quando se está sozinho em uma ilha é fácil entrar em modo de estagnação, não existe competição. O cenário muda quando existe a competição, você irá procurar dar o melhor de si e obter os melhores resultados. Analise seus objetivos, que pessoas têm objetivos parecidos ou similares aos seus? Quem já atingiu esses objetivos? O que essas pessoas fizeram? Onde erraram?

Isso não é nenhum segredo no mundo dos negócios, e pode também ser uma poderosa forma de motivação na vida pessoal.

8. Pessoas motivadas

Outro ponto importantíssimo para quem quer estar sempre motivado. Relacione-se com pessoas motivadas e positivas! Já comentei sobre isso aqui no LifeTips. Ninguém quer ter pessoas negativas por perto, mas às vezes de forma inconsciente, isso acaba acontecendo. É preciso saber lidar com isso. Uma pessoa negativa tem força para drenar suas energias, sem que você perceba.

Quando existem pessoas motivadas e positivas ao seu redor, você automaticamente absorve isso. Se tornando também um propagador dessas boas energias.

Espero que essas pequenas dicas possam ajudar a superar momentos em que estiver se sentindo desanimado. De fato, se você estiver cercado de pessoas negativas, ou sua vida estiver caminhando sem destino… você provavelmente nem chegou a ler esse artigo por inteiro. Ou leu e está pensando que é tudo uma grande baboseira. Se esse é seu caso, passou da hora de agir! 🙂

Foto: hector111