8 Dicas de motivação

Existem coisas que com certeza gostaríamos de não fazer, afinal, assim é a vida. Usamos nossa motivação interior que nos alimenta da força necessária para solucionar nossos problemas e atingir nossos objetivos. Você precisa dessa motivação, caso contrário torna-se muito difícil atingir alguns objetivos. Para obter essa motivação, a primeira coisa, a saber, é que ninguém mais pode obtê-la para você. Crie e desenvolva seu próprio método de motivação para gerar a energia que você necessita. Essa tarefa em si já pode parecer bastante complicada. Mas você pode se surpreender, pois, pode ser bem mais simples do que imagina. Leia as dicas abaixo e tente aplicá-las sempre que possível.

1. Continue seguindo em frente mesmo após ter cometido um erro. Todos erram, alguns erros são maiores que outros. O que faz a diferença é saber como aprender com esses erros, de forma que você não volte a cometê-los no futuro. Seus erros podem lhe ensinar muito, preste atenção para absorver essas lições e seguir em frente.

2. Deixe sua zona de conforto e encare os riscos. Você precisa se expor e explorar as possibilidades, dessa forma você pode começar a buscar seus objetivos. Locais e pessoas desconhecidos podem lhe inspirar e aumentar a sua autoconfiança, lhe impulsionando mais rápido na direção correta. Ao encarar novos riscos, você provavelmente cometerá novos erros, sem problemas, volte para a dica número 1.

3. Resolva seus problemas ao invés de fugir deles. A menos que você seja um super sortudo do tipo que só existem nos filmes e contos de fadas, você vai sim ter problemas ao longo de sua vida. Você vai sim ter de solucionar um ou outro problema com o passar do tempo. Encare-os, o mais rápido possível!  Isso lhe trará muitos benefícios em longo prazo e ao ficar enrolado para resolver um problema, você fica estagnado e não consegue chegar a lugar nenhum.

4. Seja feliz e aprecie o momento. A jornada pode ser tão boa quanto o destino final, aliás, pode ser ainda melhor. Pense sobre a vida e o que ela realmente quer dizer para você, quais seus objetivos em vida, tire um momento para sonhar durante o dia. Ao apreciar sua vida e os momentos, você gera energia positiva, essa energia por si própria lhe proporciona mais otimismo e entusiasmo. Pessoas que apreciam seus momentos de felicidade são mais produtivas.

5. Preocupe-se menos com o que as pessoas dizem. Como disse Bill Cosby “Eu não sei qual a chave para o sucesso, mas a chave para o fracasso é tentar agradar a todos.” e ele está redondamente certo. Você não precisa ignorar todo mundo, muito pelo contrário, saber ouvir e filtrar conselhos, dicas, críticas e sugestões é muito importante. Mas lembre-se sempre que você não é obrigado a agradar a gregos e troianos.

6. Leia e informe-se. É quase fato que em algum ponto de sua vida você irá se sentir estagnado, devido a uma situação ou problema, pois saiba que muitas outras pessoas já passaram por exatamente essa situação. Informe-se sobre o que outras pessoas fizeram em uma situação similar, leia sobre a vida de pessoas que se tornaram grandes líderes. Veja como suas vidas não foram e nem é livre de problemas, assim como a sua. Você pode e deve aprender com os erros de terceiros.

7. O céu é o limite, voe alto… mas esteja preparado. Você não se limitar, ao contrário, você deve sim tentar viver seus sonhos. Claro, existem e sempre existirão muitos problemas, saiba encará-los, saiba que o problema atual não será o último e provavelmente nem o pior que você viverá. Lembre-se que você tem o preparo necessário para enfrentar seus problemas!

8. Termine o que começou. Não deixe as coisas pela metade, você não começa alguma coisa planejando largar pela metade… você começou com intuito de terminar, então faça o possível para seguir em frente.

Motivação é fundamental em nossas vidas, uns precisam de doses diárias, outros conseguem se auto-motivar com mais facilidade. Descubra como e quando você deve receber as suas doses de motivação e MOTIVE-SE!

Grande abraço,
Rod Gomes

Foto: chant3