3 Formas de vencer o tédio

Na vida temos que fazer coisas que não gostamos ou não queremos, coisas que achamos inútil, chato ou simplesmente entediante. Perdemos também bastante tempo, como por exemplo, quando você pega um ônibus para a escola ou trabalho, ou quando está cozinhando ou até mesmo não tem o que fazer no seu trabalho. E com certeza você já sentiu a sensação de não ter tempo o suficiente para finalizar seu trabalho e apenas desejar relaxar e esquecer-se da vida. Nesse caso você pode unir o útil ao (des) agradável. Parece uma idéia meio esquisita, mas preencher essas pequenas lacunas de tempo no seu dia é importante. Eis o que você pode fazer.

1. Leve um mp3 player ou um livro com você para o trabalho.

Ou os dois! Coloque-os na sua mochila ou até mesmo no bolso. Dessa forma, sempre que não tiver algo de importante para fazer, você pode ouvir um pouco de música. Enquanto estiver no ônibus, pode ler um pouco do livro, pode ler também durante o horário de almoço. Essas atividades são bastante relaxantes embora você possa nem perceber isso no momento, seu dia será muito melhor e você se sairá melhor em suas funções no trabalho.

2. Sempre que não conseguir fazer alguma tarefa por qualquer motivo, não fique enrolando, faça alguma coisa de útil.

Vamos supor que você não pode começar a trabalhar em um projeto, pois faltam alguns dados. O que você vai fazer? Ficar sentado olhando pro teto vendo a hora passar? Tentador, mas NÃO! Por que não dedicar esse tempo a fazer outra coisa, algo que você ainda assim terá de fazer mais tarde. Dessa maneira você economiza o tempo que teria que gastar para realizar a tarefa número dois mais tarde. Você também pode optar por usar as sugestões citadas no número 1, mas lembre-se de ser sensato, a ideia é manter-se motivado. Lute contra esse primeiro impulso que vêm a sua cabeça assim que tem um pouco de tempo livre, que pode ser ligar para um amigo, checar seus emails ou dar uma voltinha.

3. Pense e motive-se!

O fato é, você pode ficar sentado e lendo artigos em blogs o dia todo, mas se você não se motivar e começar a fazer as coisas certas… é apenas mais tempo desperdiçado em sua vida. Outra dica boa, quando estiver fazendo alguma coisa que não requer sua atenção total, não deixe sua cabeça vagando por aí, use todo seu potencial. Pense em como pode resolver seus problemas, em como pode organizar melhor e melhorar algumas áreas da sua vida, como pode desenvolver suas funções com mais perfeição, como você pode melhorar seu relacionamento no trabalho e com amigos e família. Se tiver problemas em manter-se motivado, escute uma música que goste, pense no que ou quem te da força, seja sua família, namorada, amigos ou apenas suas próprias ideias. Lembre-se que manter-se motivado é uma tarefa diária. É sua tarefa encontrar o que lhe fornece essa dose de motivação.

Essas ideias são realmente simples. Podem até parecer ideias banais ou inúteis, mas experimente-as. Você vai perceber que os benefícios de ideias tão pequenas e simples, são enormes. E sempre tenha em mente que a pessoa que mais pode lhe ajudar, é você mesmo.

Rod Gomes