O cisne branco e negro que existem dentro de nós

O mercado profissional está cada vez mais competitivo e devido a isso as pessoas estão na busca desenfreada da perfeição. Mas até que ponto tornar-se uma pessoa perfeita, é sinonimo de ser um profissional de sucesso? O filme Cisne Negro retrata isso, fala da história de uma bailarina dedicada que se esforça além da conta para atingir a perfeição técnica., na verdade ela é tecnicamente perfeita, mas incapaz de sentir. Tinha técnica e nenhuma vida.

Exatamente isso que são as pessoas perfeccionistas, elas tem uma necessidade incontrolável de tentar ser – ou parecer – perfeito, são persistentes, detalhistas e extremamente organizadas. Mas elas não transmitem emoção, seus olhos não brilham, e não conseguem enxergar imperfeição nenhuma em si,reprimindo todo seu lado sombrio, mal, imoral.

Na verdade todos nós temos nosso Cisne Branco e Negro, sendo que temos que conviver em harmonia com os dois, pois o profissional de sucesso não é só aquele bonzinho, que ganha sempre, faz tudo certo, está sempre com o sorriso no rosto e sim também aquele que erra e tem humildade para reconhecer seu erro, tem seus dias de mau humor, não é o dono da verdade, como dizia o grande filosofo Sócrates “So sei que nada sei”, pois ninguém é tão perfeito a ponto de saber de tudo.

O mais importante é procurarmos o auto conhecimento, saber lidar com nossas fragilidades, reconhecer e admitir que somos suscetíveis a erros e encarar os fantasmas que tem dentro da gente, pois o seu maior inimigo, é você mesmo.

Particularmente estou longe de ser uma perfeccionista, eu erro, sou um pouco desastrada, as vezes um pouco desorganizada, mas claro que sempre procuro fazer o melhor, não deixando que vire uma obsessão, pois do que adianta conseguir sempre o melhor e me transformar numa pessoa doente, fria, sem emoções e sem vida. Prefiro aceitar minhas limitações e procurar fazer o que é melhor para mim e que está no meu alcance, pois assim vivo a vida de verdade e e convivo bem com meus cisnes branco e negro.

Autora: Maria Costa

Estudante de psicologia, sou Analista de R&S numa consultoria de RH. Experiência em empresas da área de Varejo e consultoria de RH, habilidade em recrutamento e seleção, rotinas de departamento pessoal, habilidade para aplicação de testes para ingresso em empresas, treinamento, capacitação e avaliação de pessoal. Empática, localizo prioridades de cada pessoa para melhor aproveitamento. Comunicativa e pró ativa. Pontos fortes: criatividade, solução de problemas, facilidade social. Analiso os elementos internos e externos holisticamente na tomada de decisões. Focada sempre nas metas e resultados.[/box]

Fonte: Artigonal.com

Foto