Motivação no trabalho

Apesar de existirem diversos materiais sobre o assunto na internet, poucos enfatizam no verdadeiro significado da motivação. Na prática, não deveríamos falar de motivação no trabalho sem antes saber o que é isso.

Motivar alguém ou manter-se motivado, é o mesmo que manter o entusiasmo, aquele desejo de sempre querer fazer mais, dar o melhor de si. Para motivar alguém, ou você mesmo, é necessário utilizar-se do poder das influências. Essas deverão nos deixar inspirados para agir.

É comum o erro de tentar motivar ou através do castigo, ou do suborno. Soluções superficiais e de curto prazo, pois não atingem nem a mente nem o coração das pessoas. Nada mais é que uma emoção temporária. Outro erro é a crença de que temos o poder de mudar as pessoas. Não temos controle algum sobre a vida de terceiros. O que todos nós possuímos, é o poder da influência. Podemos influenciar as pessoas e torcer para que suas ações futuras sejam coerentes à influencia recebida. Isso serve tanto com os outros quanto para você mesmo. A principal diferença é a possibilidade de mudar sua influência a todo momento, 24 horas por dia.
Mais importante que os fatores externos do seu ambiente de trabalho, o seu principal motivador é o produto da sua influência.

Ciente disso, quais são as influências que você têm colocado em sua vida? E na vida dos outros, você tem influenciado positivamente seus colegas de trabalho?