Falhe com frequência

Aprender a surfar foi uma das coisas mais difíceis que já fiz. Minha habilidade natural para ser atleta é zero, nunca fui bom com esportes. Para piorar ainda mais, as condições são diferentes a cada vez que você está no mar. Mas eu perseverei. Todo santo dia, por diversos meses, eu tomei uma verdadeira surra. Até que finalmente consegui ficar de pé na prancha.

 

A Parte Mais Difícil é Ficar de Pé

Nos primeiros dias de surfe eu pelejei tremendamente para ficar de pé na prancha. Nas poucas vezes que consegui ficar de pé, o tombo era quase de imediato, por que não tinha noção nenhuma de equilibrio. Mas em um belo dia, foi como se com um clique eu tivesse aprendido. Me vi surfando a primeira onda!

Tomar o primeiro grande passo em qualquer empreendimento é sempre o mais difícil. Mas depois que você conseguir ficar “de pé”, basta aparecer no dia seguinte e repetir o feito, e depois, e depois… e depois.

Primeiramente achei que era sorte de principiante, então tentei surfar outra onda. Novamente consegui ficar de pé. Fiquei durante a próxima hora inteira pegando onda atrás de onda, estava realmente entusiasmado. Não queria mais sair da água.

Isso me fez refletir como essa regra é verdadeira e se aplica em praticamente todas as áreas da vida.

O Progresso Ocorre Fora da Sua Zona de Conforto

Logo no começo da vida – graças aos boletins escolares e notas – nós encaramos as falhas como uma coisa ruim. Ao invés de tentar e ocasionalmente falhar, nós optamos por não fazer nada, escolhemos o caminho seguro. Mas falhar é parte importante para o crescimento. Ao se aventurar fora de sua zona de conforto, você está correndo um grande risco de falhar. Todas as vezes que surfei por mais horas do que de costume durante o dia, eu quase me afoguei. Mas são exatamente nesses dias que meu conhecimento e habilidade são impulsionados para cima.

Mantenha o Foco no Processo e Não no Resultado

Eu sei, é mais fácil dizer do que fazer. Mas uma vez que consegue fazer, vai perceber que sua habilidade de progredir rapidamente irá aumentar. Quando atingir um bloqueio ou contratempo, pergunte para você mesmo: O que posso aprender com isso?

Algumas das maiores lições que aprendi na minha vida foram resultados de ter falhado miseravelmente em diversas coisas.

Realmente nunca é uma má idéia tentar coisas difíceis, mesmo se você falhar.

[content_box color=”#888888″]
[icon_box icon=”users” title=”Autor: “]Srinivas Rao [/icon_box][icon_box icon=”link” title=”Fonte:”] DumbLittleMan.com [/icon_box][icon_box icon=”image” title=”Foto:”] mikebaird [/icon_box]
Srinivas é autor do site Skool of Life (em inglês), onde escreve sobre surfe, desenvolvimento pessoal e outros assuntos que deveriam nos ensinar na escola, mas não ensinam. [/content_box]