Saúde

10 dicas para iniciar bem o dia

Algumas pessoas enfrentam uma verdadeira batalha todos os dias de manhã: sair da cama. Já outras conseguem acordar dispostas quase todos os dias, mesmo levantando antes até do sol nascer. Essa minoria consegue executar inúmeras tarefas enquanto a grande maioria das pessoas nem sequer tenham saído da cama.

É importante levantar cedo?

Na teoria, não. Seu patamar de produtividade não deveria ser diferente se você acorda as 5:00am ou ao meio dia. O que realmente importa é a qualidade do seu sono e que você consiga dormir o tempo suficiente para que sua mente e seu corpo consigam descansar.

O que torna as pessoas mais produtivas que as outras, é puramente o desejo de aproveitar tudo que o dia tem a lhe oferecer. Alguns levantam com um propósito, agem com determinação e querem aproveitar todo o tempo disponível para atingir seus objetivos.

Todos nós deveríamos fazer parte desse grupo de pessoas altamente produtivas e aproveitar todas as oportunidades do dia! Se você ainda não conseguiu, não tem problema, você não está sozinho. Veja abaixo as 10 dicas e inicie já a transformação dos seus dias.

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Como Aumentar sua Concentração

A capacidade de concentração não aumenta se você não praticar. Você pode melhorar a concentração através da prática e de uma forte determinação.

Se você quiser melhorar a concentração, sua resistência mental e capacidade de concentração, você deve tentar concentrar-se quando o cérebro estive descansado. Eis aqui algumas dicas que podem ajudar na melhoria da sua concentração.

1. Estar em um estado de confusão é uma das maiores causas de falta de concentração.

Cultive o hábito de se concentrar em uma única tarefa de cada vez. Se você está sobrecarregado com muitas tarefas, tenha o hábito de anotar todas as tarefas a serem realizadas, para que não esqueça nenhuma importante. Isto é ótimo para o seu cérebro e irá ajudá-lo a melhorar a concentração, centrando-se em uma única tarefa de cada vez e assim que realiza-la, risque a mesma em sua anotação feita anteriormente.

2. A procrastinação é outra das principais causas para a falta de concentração.

Adiar uma tarefa significa atribuir certa quantidade de espaço vazio no cérebro, muitas vezes sem exercitá-lo. Agora, se você começar uma outra tarefa que você inconscientemente se preocupa e adiar ao mesmo tempo a que está fazendo, você não será capaz de se concentrar totalmente no trabalho atual. Assim, para melhorar a sua concentração, abandone o hábito de adiar tarefas.

3. O que os nossos olhos vêem é também uma das principais causas para a falta de concentração.

Como? O cérebro começa a pensar sobre o que os olhos estão vendo e lhe transmitindo. Você pode melhorar a concentração, reduzindo a quantidade de imagens e fatos que estão em torno de você e que são visíveis aos seus olhos.

4. Outro fator importante é concentre-se em um quadro especial por pelo menos dois minutos…

Sem nenhuma distração, exercitando e treinando seu cérebro. Certifique-se de sua mente não vagueie aqui e ali, longe da imagem. Após cerca de um mês de prática, você pode facilmente concentrar-se em qualquer que seja a tarefa que deseja executar, pois, este exercício feito o ajudou e muito a melhorar a concentração..

5. Stress é uma outra causa para a falta de concentração.

Se sua mente está repleta de vários pensamentos diferentes, você vai estará confuso e não concentrado. Um exercício simples para a mente, que permite que você a esvazie e ajuda a melhorar a concentração: basta manter a calma durante cinco a dez minutos sem pensar em nada. Isso pode ser muito difícil nos primeiros dias, mas depois de dominá-lo, você pode se livrar do stress e se concentrar em suas atividades muito facilmente.

6. Falta de confiança é também uma das razões que leva as pessoas a falta de concentração.

Se você se sentir nervoso por falta de confiança em si mesmo em fazer um trabalho específico, visualize como você executará a tarefa antes de realmente fazê-la. Isso irá aliviar todos os seus medos e receios, pois te dará mais segurança na realização da mesma Como resultado, você pode realizar a tarefa com grande concentração em muito menos tempo e mais tranqüilo.

Todas as dicas acima parecem enganosamente simples, mas você terá que trabalhar muito para melhorar sua concentração, fazendo-os com a prática regular.

Sandra Regina da Luz Inácio:
PhD em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (EUA)
PhD em Psicologia Clínica pela Flórida Christian University (EUA)
Pós-Doutorado em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (Cursando).
Psicanalista e Diretora de Assessoria Geral da Sociedade de Psicanálise Transcendental.
Mestre em Administração de Empresas pela USP.
Fonte: Artigonal
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Causas da Insônia – 5 situações que podem causar distúrbios do sono

Primeiro é importante destacar que insônia não é doença. Ela não está descrita no CID (Código Internacional de Doenças). Ela é considerada um sintoma de fatores externos, psíquicos ou do próprio organismo, como por exemplo o efeito colateral de algum medicamento.

Diversas situações podem desencadear um problema de insônia. Destaco nesse artigo 5 delas, que eu acredito que você, se tem problemas para dormir, vai identificar em seu dia-a-dia:

Ansiedade e Insônia

A expectativa com algo bom ou ruim que está prestes a acontecer ou mesmo preocupações com terceiros acabam afetando nosso humor.

Dependendo de seu temperamento – se você gosta de tomar ações imediatas para resolver os problemas, por exemplo e está sendo impedido por algum fator externo isso pode trazer uma grande carga emocional para o seu dia a dia e isso acaba afetando a quantidade e a qualidade do sono.

Estresse

Quem hoje não tem um pouco de estresse em sua vida? Todos temos. O problema se instala quando essa pressão é tamanha que nosso organismo começa a ser afetado e alguns sintomas são perceptíveis: baixa da resistência com incidência recorrente de doenças oportunistas, como resfriados, gripes, herpes dentre outras.

E o estresse também afeta a bioquímica orgânica, alterando a produção de hormônios, o que tem impacto na rotina do sono.

Ambientes Ruidosos

Se você trabalha ou mesmo mora em locais com alto nível de ruídos, a probabilidade de ter uma noite de sono de menor qualidade é muito grande, principalmente se no horário de dormir você tiver que enfrentar esses barulhos, como tráfego, televisão etc.

Esses ruídos nos mantém em estado de alerta, assim como cores fortes, em tons avermelhados e dificultam o processo do sono.

Consumo de Álcool e/ou Cigarros

O consumo dessas substâncias alteram a bioquímica orgânica e afetam toda a atividade do nosso corpo. Se o consumo for constante e de longa data, a situação piora, pois além de ter já alterado a dinâmica bioquímica, o corpo já se acostumou às substâncias, o que dificulta a interrupção do uso.

Como toda a bioquímica está alterada, é praticamente impossível o sono também não sofrer alterações. E ele sofre em duas frentes: na quantidade, com a diminuição das horas de sono e na qualidade, pois as pessoas têm mais dificuldade em entrar na faixa de sono de regeneração.

Falta de uma rotina no dia-a-dia

Parece conversa de mãe essa coisa toda de rotina, mas a verdade é que nosso organismo precisa saber a hora de fazer cada coisa que ele tem que fazer durante o dia. Uma vida desregrada, sem horários pré-determinados para as principais atividades é a base para se desenvolver problemas para dormir.

Ter uma rotina é realmente a base para uma vida saudável.

Se você se identificou com algum ou alguns dos pontos levantados, não é motivo para ainda mais preocupações. Saber a origem – a verdadeira causa – da insônia é o primeiro passo para controlar o problema e eliminá-lo do seu dia-a-dia.

Para saber mais como lidar com a insônia, acesse www.insonianuncamais.com.br
José Ricardo possui o Blog Insonia Nunca Mais, onde publica dicas sobre como lidar com esse problema. 

Fonte: Artigonal
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Exercícios: 13 Benefícios cientificamente comprovados.

Quantas vezes você já ouviu: “Exercício é bom pra você por…”

Todos sabem que se exercitar trás muitos benefícios, mas mesmo assim seguimos procrastinando e reclamando do excesso de peso, das doenças, etc.

Um pouco de exercício é melhor do que nenhum exercício, mais exercício é geralmente melhor que menos exercício, ficar parado pode ter consequências desastrosas. Ninguém está pedindo que você comece um rigoroso sistema de exercícios, apenas faça alguma coisa. Se precisar de motivação, veja a lista abaixo com benefícios gerados por exercícios e que são comprovadamente benéficos a sua saúde:

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