Deixe a zona de conforto e transforme-se em uma nova pessoa

Deixar a zona de conforto é algo fundamental, mas não é uma tarefa simples. Pela informação, seja leitura ou aconselhamento pessoal, podemos fazer com que a pessoa tenha consciência que está presa em uma bolha de segurança, mas fazer com a mesma tome as atitudes necessárias é um pouco mais complicado. Afinal é difícil deixar de lado a ideia de que está tudo bem.

O que é zona de conforto

Antes de abordar como faremos para sair da zona de conforto, vamos entender o que essa expressão significa.

A zona de conforto é como estar dentro do útero da mãe, onde um conjunto de pensamentos e ações entram em uma rotina que cria uma ilusória impressão de conforto, estabilidade e proteção. Nesse âmbito as pessoas podem ser apegar, por exemplo, a um trabalho que não gostam.

Por que sair da zona de conforto

Os seres humanos precisam de desafios, afinal não dá para manter o controle sobre tudo a nossa volta. Precisamos nos movimentar, crescer profissionalmente, chegar a algum lugar em nossas vidas. Para isso é imprescindível sair da zona de conforto.

A vida é feita de incertezas e desafios! Por mais que se queira ficar em um ponto onde nada pode lhe tocar, o desconhecido virá ao encontro. Uma surpresa irá, em algum momento, lhe pegar desprevenido. E essas podem ser ruins, mas e se forem boas? Vai deixar uma oportunidade de ser mais feliz passar? Correr riscos faz parte do “viver”, tornando nossa estadia na Terra mais prazerosa e dando um sentido a nossa existência.

Precisamos como seres pensantes evoluir. Sempre queremos ser mais, e podemos. Mas para isso temos que nos permitir. Permitir experimentar algo novo, ler coisas diferentes, conhecer pessoas diferentes! Os erros irão acontecer, mas logo depois virá o bem estar, simplesmente por ser algo diferente. Seja o que quiser! Salte de paraquedas, largue o escritório e vá pintar ou faça uma viagem para um canto remoto do mundo. Largue a mesmice e viva!

A previsibilidade vai te tornar uma pessoa mais triste, sem que perceba. Tente algo novo e dê um sentido diferente a sua vida, onde a imprevisibilidade irá tornar tudo a seu redor mais interessante e mais feliz.

Como sair da zona de conforto

Para deixar esta comodidade na qual está inserido, será vital que seja sincero consigo mesmo. Avalie sua vida e se permita ver se era assim que pretendia estar, se está realmente feliz com que está passando, se existe alguma coisa que gostaria de fazer e ainda não foi feito, se seus sonhos foram alcançados.

A partir do momento que sua consciência despertar com esta análise, será a hora de se movimentar e fazer acontecer. Isso não é muito fácil, mas acredite, você se sentirá muito melhor depois.

Como uma pequena ajuda, listarei algumas atitudes que podem lhe ajudar a dar um passo para fora da zona de conforto.

  • Opine em situações que costuma se omitir
  • Quebre sua rotina indo a lugares que nunca foi
  • Experimente um prato diferente
  • Cumprimente pessoas que você não conhece, só por ser simpático
  • Participe de festas e eventos que normalmente não iria
  • Diga que ama a quem você realmente ame
  • Assuma a culpa por seus erros e vá atrás das soluções
  • Esqueça a internet por alguns dias
  • Peça desculpas se cometer um erro que afetou a alguém
  • Seja gentil com uma pessoa aleatória

Mude de alguma forma sua vida! Comece com pequenas coisas e vá aumentando os desafios. Com o tempo irá perceber que seus limites se ampliarão, assim como sua forma de ver a vida, que é uma pessoa mais feliz consigo mesmo, onde a sua satisfação pessoal extrapolou tudo que lhe ocorria enquanto se mantinha preso a sua zona de conforto.

Inove e seja mais feliz!