Controle sua vida: Tome decisões

Nossas vidas são dominadas por eventos que estão ao nosso redor e são consequencia de tudo que fazemos, seja pedir demissão de um emprego e ir para outro, levar sua filha para a escola ou apenas caminhar pela rua. Todo tipo de atividade ou ação que fazemos, não importa quão pequena ou grande, tem um efeito sobre nós e nas pessoas próximas. Toda ação tem uma reação. Isso trás uma grande pressão para muitas pessoas, quando são confrontadas com momentos onde precisam tomar decisões importantes. Medo das consequencias acaba causando confusão e pode prejudicar no momento de tomar decisões.

Decisões fazem de você um ser poderoso, ativo, focado e pronto para encarar seu dia. Indecisão pode resultar em procrastinação, falta de iniciativa, até mesmo depressão. O fato é que tomar boas decisões só depende de você e sua capacidade de ser decisivo.

Não existe um segredo para tornar-se uma pessoa decisiva. Então mantenha seu foco em o que você quer de sua vida e para a sua vida e em breve você começará a tomar decisões. De qualquer forma, as dicas abaixo podem ajudar você a ultrapassar alguns obstáculos e tornar-se um melhor líder em sua própria vida.

1. Pense Rápido – Quando se deparar com uma situação de decisão, pense rápido. Pensar rápido pode parecer o mesmo que “escolha o caminho mais fácil”, mas na verdade o fato de você não dedicar muito tempo em uma decisão pode ajudar a não tornar a situação em um elefante branco. Pequenas decisões do tipo o que comer no jantar não devem levar mais que um minuto para serem tomadas. Ao se deparar com uma decisão importante, dedique uma ou duas horas, faça suas pesquisas se necessário, e então se decida. No começo pode parecer complicado ou até mesmo inviável tomar decisões importantes com tanta rapidez, ainda mais quando estamos habituados a levar dias, meses, para tomarmos uma decisão importante. Mas você perceberá que ao colocar isso em prática, vai conseguir encarar situações e se decidir com muito mais facilidade conforme for pegando prática.

2. Acredite – Tenha confiança em você mesmo, acredite que você é capaz de tomar boas decisões. Não fique se torturando por ser indeciso. Tenha fé em você mesmo e em suas atitudes e você começará a agir de forma muito mais positiva. Caso você tome uma decisão errada ou falhe, paciência, os erros são obstáculos necessários para que você acerte.

3. Use seu Instinto – Algumas decisões, não importa quanto tempo você pense, parecem não ter um lado favorável. Quanto maior o tempo que você gasta pensando, mais problemas e obstáculos você encontrará. Essa é a hora de usar seu instinto natural!

4. Inove – Esqueça conceitos antigos e ideias fixadas. É extremamente importante ter uma visão fresca e clara para tomar uma boa decisão. Mantenha sua mente aberta para novidades.

5. Não tenha Medo – Conforme eu já mencionei, medo das consequencias é um dos maiores motivos para ficar indeciso. É natural que ao se deparar com uma decisão importante você queira pensar muito antes de se decidir, mas não deixe que isso se torne em medo e que o medo tome conta de sua mente, isso irá afetar diretamente sua capacidade de tomar a decisão correta. Tomar uma decisão que resulte em fracasso não quer de forma alguma dizer que foi a decisão errada. Não tenha medo das decisões, tire o maior proveito de seus fracassos e use-os como degraus  para o sucesso.

6. Visualize – Veja você mesmo por fora, imagine que você é uma pessoa decisiva, como se fosse uma terceira pessoa. Como essa pessoa agiria nessa situação? Visualize o processo, o que acontece se você tomar essa ou aquela decisão? Ao visualizar, tente se questionar, essa decisão foi a correta, quais os benefícios e desvantagens?

7. Você vai Fracassar Algumas vezes a vida nos leva em direções que desejamos nunca seguir. A vontade de voltar no tempo e mudar uma decisão sempre passa por nossas mentes, mas o que foi feito é passado e deve continuar dessa forma. Algumas coisas na vida são inevitáveis, então a primeira coisa ao se deparar ao fracasso é não ficar se lamentando e se culpando. Olhe para o fracasso como experiência, mais um passo na direção certa. Você não é o primeiro e nem muito menos o último, e provavelmente ainda irá fracassar muitas outras vezes na vida, então, bola pra frente!

8. Iniciativa Não fique sentado o dia todo pensando em como agir. Tome iniciativa, não tenha medo de resultados. Lembre-se que tomar uma decisão é sempre melhor do que não fazer nada.

Espero que essas dicas possam ajudar você em pequenas e grandes decisões ao longo da sua vida, lembre-se que cada decisão, situação e pessoas são diferentes. Use seu instinto e bom senso ao se deparar com momentos decisivos.

Abraço,

Rod Gomes

Foto: conanil