Como lidar com os vampiros de energia: 8 dicas simples.

Você já encarou pessoas negativas? Você sabe lidar com pessoas negativas? Se você está constantemente em contato com bastante gente, há chances de que você, já tenha encarado algumas pessoas relativamente negativas, e dentre essas uma ou duas realmente negativas.  Como você se sente após ter contato com elas?

Essas pessoas costumam deixar quem está ao seu redor esgotado, cansado e desmotivado. Não importa o que você diga, elas sempre arrumam uma maneira de contra-atacar com uma opinião negativa. Quando elas encaram um problema, elas mergulham dentro dele, ao invés de tentar lidar com ele de maneira construtiva.  Elas preferem adotar um papel de vitima, reclamando sobre tudo o que venha a acontecer.

Mesmo quando você tenta mudar o assunto para algo positivo, elas encontram uma maneira de tranformá-lo em algo negativo. Essas pessoas estão sempre fixadas na condenação e melancolia de suas vidas. Tudo é negro; não existe claridade.  Caso haja algum elemento de positividade à sua volta,  elas logo inventam uma desculpa de que é algo único, que não ocorrerá novamente, ou procuram enxergar o lado negativo por trás disto.

Para essas pessoas negativas, a vida é péssima.

Pessoas negativas podem até deixar um gostinho amargo em sua boca, um desejo de melhorar, mesmo efeito que algumas criticas causam, porém negativismo e crítica não são necessariamente a mesma coisa. A filosofia natural dos críticos é de criticar e apontar coisas que eles não gostam. Enquanto que as pessoas negativas, geralmente não tem nenhuma intenção maliciosa em relação aos outros. O que elas têm, mesmo que inconsciente,  é um desprezo por tudo em geral.

A primeira vez que escutei esse termo “Vampirão de energia” foi em uma palestra do Dr. Gretz e concordei com ele imediatamente pois as pessoas negativas são como vampiros de energia.

Veja abaixo dois motivos para comparação:

  1. Assim como vampiros, pessoas negativas são incapazes de gerar suas próprias energias vitais. Por isso elas se alimentam da energia dos outros.
  2. Vampiros convertem humanos à sua raça pois se sentem sozinhos vivendo na solidão.  Da mesma forma, pessoas negativas gostam de puxar os outros juntos.  A infelicidade adora companhia.

Na verdade, todos nós temos acesso a fontes de energia ilimitada. A razão pela qual as pessoas negativas não conseguem acessar suas energias é porque elas as bloqueiam. Por isso, estar próximo delas faz você se sentir como se tivesse perto de um aspirador de energia. Elas deixam as pessoas esgotadas em suas presenças. Para as mais negativas, o efeito pode ser tão devastador que você pode sentir mau estar físico. Estas, meu amigo, cuidado, são os reis e as rainhas vampiros.

Geralmente, as pessoas negativas não são bem sucedidas, pois elas se acham impotentes. A verdade, porém, é que elas não são impotentes, mas escolhem renunciar toda sua energia aos outros.

Por outro lado, as pessoas positivas estão sintonizadas com diversas fontes de energia. Elas geram tanta energia que não conseguem conter toda essa energia para si próprios e acabam espalhando bondade e entusiasmo para as pessoas ao seu redor. É como uma fonte transbordando água. Esta é a razão pela qual você se sente otimista e enérgico quando está perto de pessoas positivas. Elas possuem uma condição magnética que aproximam os outros automaticamente. Grandes líderes, ícones e ídolos têm isto com eles, permitindo que atraíam uma grande massa de pessoas. Na maioria das empresas, existem lÍderes com tais qualidades, e é sempre uma experiência muito prazerosa estar ao redor deles.

Como lidar com vampiros de energia

1 – Prenda-se ao chão

O primeiro passo importante quando encarar um vampiro de energia, é prender-se ao chão. Prender-se ao chão é manter o foco de tal forma que você não seja facilmente afetado ou influênciado por energias negativas ao seu redor. Caso contrário, você será facilmente sugado para o buraco negro deles. Pense como se tivesse em pé perto de uma areia movediça. Esteja enraízado em sua própria energia primeiro antes de se relacionar com os vampiros.

Para se prender-se ao chão, imagine-se como uma grande árvore que está firmemente enraízada na terra, conectada diretamente com toda a energia necessára para se manter inabalável e ainda sobrar energia suficiente para motivar o vampirão.

2 – Blinde-se

O passo seguinte é blindar-se. Esta é a sua segunda camada de proteção, depois de prender-se ao chão. Blindar-se é como ter uma bolha à sua volta que o separa do resto do mundo; é uma barreira de energia que não permite que qualquer forma de energia indesejável entre em seu espaço. Como um escudo de verdade, o seu escudo é uma ferramenta de defesa que o proteje de agressores e ataques vindo de fora. Ele mantém sua energia com você e pevine que ela seja sugada pelos vampiros de energia.
Um escudo não é permanente. A energia do escudo desaparece ao longo do tempo, o que diminui sua habilidade de o proteger. Diante das pessoas negativas tentando sugar toda sua energia, a capacidade de defesa pode ser rapidamente esgotada. Quanto mais negativa a pessoa for, mais fraco se sentirá. Quando chegar a um ponto em que a energia do escudo esteja completamente esgotada, ele deixará de funcionar e você estará exposto aos ataques do negativismo. Para evitar que isso aconteça, você deve verificar constantemente como está seu escudo e garantir sempre a sua manutenção quando for necessário. As vezes uma simples respirada mais profunda, é tudo que precisa para estabelecer seu escudo.

3 – Saia em grupo de 3 ou mais

É complicado lidar com uma pessoa negativa diretamente 1( x 1), porque toda a negatividade será dirigida a você. Por outro lado, se você estiver em um grupo de 3 ou mais, a atenção será dividida  entre você e as outras pessoas. Dessa forma, você não terá que suportar todo o peso do pessimismo da pessoa sozinho.

Eu acho que quando estou em um grupo com um vampiro de energia, tenho a oportunidade de observar como os outro interagem com ele, o que ajuda a conhece-lo. Outras pessoas também tem suas próprias maneiras para se defender da negatividade, isso cria uma boa oportunidade para aprender com eles também.

4 – Seja um ouvinte atento

As pessoas são geralmente negativas por causa de vários fatores que acontecem em suas vidas ou aconteceram em eventos passados. Às vezes, seu jeito de se expressar vem da repressão de seus sofrimentos. Ao invés de ignorar os seus pontos de vistas, forneça um ouvido atento. Às vezes, o que as pessoas precisam não são soluções, mas apenas alguém para ouvir e simpatizar com elas. Ao deixás-las arejarem seus pensamentos, às vezes as levam às percepções sobre que o que deve-se fazer.

5 -Extenda uma mão amiga

Há algo com que você possa ajudá-las? Às vezes, as pessoas reclamam como uma forma de pedir ajuda. Veja se existe algo que você possa fazer para ajudá-las. Pergunte-as “Há alguma coisa que eu possa fazer para ajudá-la?”, “Como posso lhe ajudar?”. Elas podem não demonstrar nada, mas no fundo elas irão apreciar sua generosidade.

6 – Atenha-se a temas lights

Algumas pessoas negativas são desencadeadas por determinados temas. Por exemplo, um amigo meu afunda-se em um modo vitima sempre que falamos sobre seu trabalho. Não importa o que eu digo (ou não digo) ele continuará reclamando , sempre que falemos sobre trabalho. No mundo ideal, nós queremos ajudar a tirar as pessoas de sua negatividade. Mas nos casos em que a negatividade é tão profundamente enraízada para se abordar em uma única conversa, ou a pessoa tem opiniões muito firmes sobre o tema, talvez seja melhor mudar para um assunto diferente para aliviar o clima. Coisas simples como filmes novos, acontecimentos diários, amigos em comum, para deixar a conversa mais light. Mantenha-se em assuntos que anime a pessoa.

7 – Reduza o contato

Se nenhuma das opções acima funcionar, o próximo passo será o de reduzir o contato. Limite o seu contato o quanto você puder. Se ele é seu colega de trabalho, então limite sua comunicação para questões relacionadas apenas ao trabalho .

8 – Corte-os de sua vida

Quando tudo mais falhar, a última solução é cortá-las de sua vida. Embora isso possa parecer drástico, tenha em mente que os vampiros de energia te impedem de alcançar alturas maiores, uma vez que eles manteém-se alimentando de sua energia. Enfim, você é a média das 5 pessoas que estão com você. Gastando seu tempo em torno de vampiros de energia, fará com que logo você se torne negativo também, o que eu tenho certeza que não é o que você quer.

Agora que você aprendeu a lidar com pessoas negativas, através das dicas acima, pense nas pessoas que você enfrenta diariamente. Há algum vampiro de energia? Quem são eles? O que você pode fazer para lidar com eles no futuro?

Foto: Conrados