Como causar uma boa primeira impressão

Já teve aquela sensação que uma entrevista, reunião ou visita pessoal poderia ter sido melhor ou que não foi tão bem quanto você imaginava?

A primeira impressão pode ser decisiva. Passe uma imagem errada ou negativa e isso pode significar uma oportunidade a menos em seu negócio ou carreira, ou a perca de contato se amigos em potencial. Cause uma boa primeira impressão e você terá pontos positivos em seu favor.

Abaixo listarei alguns pontos para lhe ajudar a causar uma boa primeira impressão com pessoas que irá se encontrar pela primeira vez ou que tenha pouco contato.

1 – Lembre-se de Nomes

Esse é um ponto básico, lembre-se dos nomes de todas as pessoas apresentadas a você. Caso não consiga se lembrar do nome de uma pessoa e isso transparecer em um encontro, irá passar a impressão de falta de interesse.

2 – Sorria e Aperte Mãos

Linguagem corporal é crucial: Nós fazemos julgamentos instantâneos e inconscientes sobre outras pessoas e sua linguagem corporal. Lembre-se de como se sentiu ao conhecer alguém que não fez contato visual ou que não apertou sua mão. Esses são dois passos simples e que podem fazer a diferença ao passar uma imagem amigável e confidente, sorria, olhe nos olhos e cumprimente – apertar firmemente a mão é recomendado, mas não tão firme a ponto de parecer tentar quebrar os dedos da outra pessoa.

3 – Seja Pontual

Outra regra essencial é estar sempre no horário. Chegar atrasado irá criar uma má impressão antes mesmo das pessoas lhe conhecerem – com certeza não será um bom começo.  Ser pontual mostra que você valoriza o tempo e que é organizado. Chegar um pouco antes é ok, mas chegar a uma reunião ou entrevista com muita antecedência pode causar uma imagem negativa, passando a impressão que você tem muito tempo disponível para ficar sentado em uma cadeira aguardando durante muito tempo. E tratando-se de um encontro pessoal, chegar com muita antecedência na casa de alguém, por exemplo, é extremamente desagradável. Lembre-se de usar o bom senso.

4 – Se vista Adequadamente

Tome seu tempo para vestir-se adequadamente para a ocasião. Pode ser um terno para uma reunião de negócios, um traje casual para conhecer os pais de sua namorada, não importa. É sempre importante estar atento e evitar estar vestido impropriamente para determinada ocasião.

5 – Leve um Pequeno Presente

Na maioria das situações, levar um pequeno presente para a(s) pessoa(s) é um gesto nobre. (Não é recomendado para uma entrevista de emprego, por exemplo, onde poderia passar a impressão que está tentando ‘comprar’ sua vaga com presentes.) Mas levar flores para um jantar de apresentação com os pais de sua namorada, uma garrafa de vinho para um jantar na casa de alguém, use sua criatividade sem exageros.

6 – Cuidado com sua Linguagem

Parece clichê, mas muitas pessoas se esquecem que é muito importante adequar-se de acordo com cada situação, de nada adianta você chegar a uma reunião de negócios muito bem arrumado, cheiroso, mas falar um monte de baboseiras na hora errada. Tente usar seu bom senso, em um ambiente corporativo algumas palavras podem causar a impressão errada, enquanto ao reunir-se com as mesmas pessoas em um ambiente de “after-hours”, como um PUB ou bar, pode ser engraçado e causar descontração. Fique antenado!

7 – Atitude Positiva

A grande maioria das pessoas se afastam rapidamente de quem só reclama e está constantemente falando de coisas negativas. Saiba moderar seus problemas, nem todo mundo quer saber sobre suas doenças ou sobre suas discussões conjugais. Seja positivo e as pessoas irão se aproximar de você.

Espero que essas simples dicas possa lhe ajudar a causar uma boa primeira impressão. O que você faz para causar uma boa impressão? O que você já reparou em outras pessoas que realmente lhe impressionou?

Abraço,
Rod Gomes

Foto:  merfam
Compartilhe

Sobre o Autor

Dicas para ter uma vida melhor!

Ver todos os artigos de LifeTips

Deixe uma resposta