Como Aumentar sua Concentração

A capacidade de concentração não aumenta se você não praticar. Você pode melhorar a concentração através da prática e de uma forte determinação.

Se você quiser melhorar a concentração, sua resistência mental e capacidade de concentração, você deve tentar concentrar-se quando o cérebro estive descansado. Eis aqui algumas dicas que podem ajudar na melhoria da sua concentração.

1. Estar em um estado de confusão é uma das maiores causas de falta de concentração.

Cultive o hábito de se concentrar em uma única tarefa de cada vez. Se você está sobrecarregado com muitas tarefas, tenha o hábito de anotar todas as tarefas a serem realizadas, para que não esqueça nenhuma importante. Isto é ótimo para o seu cérebro e irá ajudá-lo a melhorar a concentração, centrando-se em uma única tarefa de cada vez e assim que realiza-la, risque a mesma em sua anotação feita anteriormente.

2. A procrastinação é outra das principais causas para a falta de concentração.

Adiar uma tarefa significa atribuir certa quantidade de espaço vazio no cérebro, muitas vezes sem exercitá-lo. Agora, se você começar uma outra tarefa que você inconscientemente se preocupa e adiar ao mesmo tempo a que está fazendo, você não será capaz de se concentrar totalmente no trabalho atual. Assim, para melhorar a sua concentração, abandone o hábito de adiar tarefas.

3. O que os nossos olhos vêem é também uma das principais causas para a falta de concentração.

Como? O cérebro começa a pensar sobre o que os olhos estão vendo e lhe transmitindo. Você pode melhorar a concentração, reduzindo a quantidade de imagens e fatos que estão em torno de você e que são visíveis aos seus olhos.

4. Outro fator importante é concentre-se em um quadro especial por pelo menos dois minutos…

Sem nenhuma distração, exercitando e treinando seu cérebro. Certifique-se de sua mente não vagueie aqui e ali, longe da imagem. Após cerca de um mês de prática, você pode facilmente concentrar-se em qualquer que seja a tarefa que deseja executar, pois, este exercício feito o ajudou e muito a melhorar a concentração..

5. Stress é uma outra causa para a falta de concentração.

Se sua mente está repleta de vários pensamentos diferentes, você vai estará confuso e não concentrado. Um exercício simples para a mente, que permite que você a esvazie e ajuda a melhorar a concentração: basta manter a calma durante cinco a dez minutos sem pensar em nada. Isso pode ser muito difícil nos primeiros dias, mas depois de dominá-lo, você pode se livrar do stress e se concentrar em suas atividades muito facilmente.

6. Falta de confiança é também uma das razões que leva as pessoas a falta de concentração.

Se você se sentir nervoso por falta de confiança em si mesmo em fazer um trabalho específico, visualize como você executará a tarefa antes de realmente fazê-la. Isso irá aliviar todos os seus medos e receios, pois te dará mais segurança na realização da mesma Como resultado, você pode realizar a tarefa com grande concentração em muito menos tempo e mais tranqüilo.

Todas as dicas acima parecem enganosamente simples, mas você terá que trabalhar muito para melhorar sua concentração, fazendo-os com a prática regular.

Sandra Regina da Luz Inácio:
PhD em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (EUA)
PhD em Psicologia Clínica pela Flórida Christian University (EUA)
Pós-Doutorado em Administração de Empresas pela Flórida Christian University (Cursando).
Psicanalista e Diretora de Assessoria Geral da Sociedade de Psicanálise Transcendental.
Mestre em Administração de Empresas pela USP.
Fonte: Artigonal
Foto