8 Dicas para se tornar uma pessoa mais produtiva

Para sobreviver no ambiente organizacional do século XXI é preciso mais que vontade e conhecimento. A produtividade é fator chave para aqueles que se inserem hoje no mercado de trabalho.

O cidadão precisa produzir de forma eficaz e eficiente, ou dará lugar a outro que o consiga. Se acha que estou exagerando, basta observar de perto a concorrência para ingressar em empresas privadas, ou o absurdo da disputa de uma vaga entre milhares de pessoas que prestam concursos públicos.

Mas se matar para manter o emprego não me parece uma opção saudável. Viver estressado e colocar sua saúde metal e física em jogo são condições altamente destrutivas no longo prazo.

Então como aliar produtividade e uma vida saudável? Parece difícil, não? Mas vamos lhe dar algumas dicas de como você conseguirá manter-se entre os melhores funcionários da empresa e continuar com o astral no máximo fora dela.

1.    Organize as prioridades do seu dia

Não permita que sua vida vire uma bagunça. Isso é sinônimo de stress. Organize-se!

Para isso, é aconselhável sempre ao fim do dia fazer uma lista onde conste tudo que dever ser feito, da manhã, até a noite seguinte.

Simplesmente escrever o que planeja, não significa que está sendo produtivo quanto a sua organização. É preciso ter foco nas prioridades, sinalizando as de maior para as de menor valor. Assim quando completar cada ponto de sua lista, risque, para saber o que já foi concluído.

Isto deverá se repetir todos os dias, e ao final perceberá o quão produtivo seu dia organizado se tornou.

 2.    Tenha metas de longo prazo

Um erro cometido constantemente pelas pessoas é pensar apenas no momento que estão vivendo. Elas se programam apenas para realizar as tarefas que se encontra em um único dia. Dessa forma é muito difícil alcançar algo maior com o passar do tempo.

Onde você deseja estar daqui a um ano? Pretende viajar? Quer mudar de emprego ou receber uma promoção? Então tenha isso como uma meta de longo prazo. Se prepare para ela.

Os objetivos traçados devem ser colocados em um papel e pregados em um lugar onde você possa olhar todos os dias. Dessa forma, eles agirão como uma injeção de motivação, obtendo reflexo direto em sua produtividade.

3.    Use a internet a favor da produtividade

Navegar entre 5 e 10 minutos na web podem te relaxar um pouco, fazendo com que o retorno ao trabalho seja mais produtivo. Mas, use este tempo de distração de forma sábia e não se perca nas possibilidades da internet, pois, caso isso aconteça, o resultado será inverso.

4.    Termine uma tarefa por vez

Fazer várias coisas ao mesmo tempo não te tornará mais produtivo, muito pelo contrário. Focar-se em uma tarefa até que ela seja finalizada, sem aceitar distrações, aumenta sua agilidade no trabalho.

 5.    Tenha um tempo para o cochilo

Dar uma cochilada de 15 a 20 minutos no começo da tarde pode te ajudar na concentração e melhorar seu humor. Feito isso, suas possibilidades de produzir mais e melhor aumentam.

Portanto se tem uma cama que você possa usar neste período, aproveite e tire uma soneca.

6.    Tome bastante água

Hidratação é muito melhor que café!

Quando seu corpo desidrata as funções naturais ficam debilitadas. E você acha que o cafezinho vai resolver? Não. O negócio é tomar um copo de água. Dessa forma, com seu corpo hidratado, sua concentração estará melhor, refletindo em sua produtividade.

O café nada mais faz que: injetar uma curta carga de energia no seu corpo. Portanto, preferia a água.

7.    Não estenda jornadas de trabalho

Não digo aqui que é proibido arrastar um pouquinho o tempo de trabalho. Uma vez ou outra, certamente será necessário. Mas não faça disso um hábito! Organize-se para que todas as suas tarefas se aloquem perfeitamente a sua jornada de trabalho.

8.    Tenha uma boa noite de sono

Dormir de mais ou de menos, farão de você uma pessoa menos produtiva. Portanto preze uma noite de sono saudável, pois seu dia seguinte pode ser reflexo dela.

Crédito da foto