7 Formas de melhorar sua criatividade

Sente que sua vida virou uma rotina? Trabalho e obrigações de sua vida particular tomam-lhe todo o tempo e você não consegue mais ser criativo?

Essa é uma realidade para muitos de nós, a rotina diária torna-e uma sobrevivência e acabamos perdendo toda a criatividade.

Como gostaria que sua vida mudasse se você fosse mais criativo? O que faria de diferente se tivesse mais tempo e energia para ser criativo? Estaria mais satisfeito com seu trabalho? Melhoraria suas relações pessoais? Praticaria melhor seus hobbies? Seria mais feliz com sua vida em geral?

Eu sei que quando eu sou mais criativo, minha vida ganha mais energia. Sinto-me entusiasmado, empolgado e energizado. Quando uma boa idéia surge em minha cabeça eu sinto que a vida se torna mais excitante.

Todos temos uma sementinha de criatividade dentro de nós. O que acontece é que essa semente as vezes acaba ficando esquecida e sem espaço em nossas vidas diárias. Seguem algumas dicas de como reviver sua criatividade.

  • Observe melhor

Mantenha seus olhos sempre abertos para o mundo ao seu redor. Preste atenção, procure por detalhes e note o que há de novo e de diferente no ambiente onde vive, ao invés de assumir que nada mudou.

Criatividade nasce da curiosidade, então procure por formas diferentes nas nuvens, observe os animais, plantas e pessoas. Anote o que você achar interessante, faça comparações. Observe as pessoas enquanto caminha na esteira em sua academia, no ônibus, no trabalho ou na escola. O que você acha que cada uma delas faz de criativo em suas vidas, 0 que o milionário em seu carro importado parado no sinal de trânsito faz de criativo em sua vida profissional e pessoal, o que o senhor pedinte e sem teto faz de criativo em seu dia-a-dia nas ruas de forma que consiga ter forças para sobreviver?

  • Escute com atenção

Use seus ouvidos com a mesma presteza com que usa seus olhos. Escute os diferentes sons ao seu redor e preste atenção em diálogos, sons das ruas, som do silêncio.

Algumas vezes a criatividade vem do barulho que existe dentro de você. preste atenção em ideias que possam surgir em sua cabeça durante períodos de silêncio. Mantenha-se sempre com os ouvidos atentos.

  • Faça perguntas

Sabia que as maiorias das perguntas idiotas produzem respostas inteligentes? Pessoas criativas fazem muitas perguntas, querem saber: por que é assim?  Como funciona? E se fizer isso? O que acontece? Qual a importância disso? Posso fazer assim?

Grandes perguntas provocam grandes soluções. Pergunte, seja a uma pessoa simples ou a um especialista. Pergunte-se, ponha sua criatividade para trabalhar.

  • Brainstorm

Pensar coletivamente e debater pode gerar ideias que você levaria anos ou até mesmo nunca conseguiria sozinho. Deixe suas ideias correrem livremente em sua cabeça, não censure. Foque no processo e não no que pode ser o resultado, assim suas ideias começarão a fluir. Se fizer um brainstorm sozinho, use anotações, crie mapas imaginários, tire o máximo de proveito de você mesmo. Argumente de debata suas ideias.

  • Pense como uma criança

Crianças são muito criativas. Elas inventam sons e músicas, contam histórias, personagens imaginários. São abertas, divertidas e curiosas. Pessoas muito criativas sabem como se divertir e dão risadas das coisas da vida e até deles mesmos. Não levam tudo à sério como se a vida fosse uma grande reunião de negócios, sabem como levar a vida como um jogo divertido. Exalam paixão, diversão e vivem a vida com prazer. Pensando como uma criança, como você NÃO ser criativo? É difícil.

  • Mude constantemente

Encontre alguma coisa em sua vida para mudar todos os dias. Quebre a rotina, mude o modo como faz alguma coisa, escute uma nova estação de rádio, use uma rota alternativa para chegar ao trabalho. Pequenas ações podem tornar seu dia mais criativo, note como outras pessoas fazem as coisas, experimente outros meios e métodos. Faça coisas banais de forma banais, mas de forma extraordinária.

  • Resolva problemas

Uma mente criativa adora problemas. Essa é a hora em que a mente criativa aje a todo vapor para encontrar uma solução. Não imponha limites para suas ideias; puxe ideias do passado. Viva, experimente e improvise… explore e invente. Encare os riscos, aprenda dos erros, continue criando, nunca desanime.

Use essas 7 dicas para melhorar sua criatividade e perceberá que está mais vivo, feliz e disposto a encarar sua vida.

Abraço,
Rod Gomes

Foto: knmurphy