20 Segredos para descobrir e viver seus sonhos

Uma das mais importantes regras para ser feliz com sua vida é fazer o que ama. Mas descobrir um trabalho que você ame e qual o seu objetivo na vida não é necessariamente uma tarefa fácil.

Dê uma boa olhada nas pessoas que são felizes e bem sucedidas na vida: a maioria deles faz o que ama, criando dentro do que acreditam, vivendo uma vida cheia de paixão e entusiasmo. Faça o que você ama fazer, independente da quantidade de dinheiro que irá gerar inicialmente.

Mas o que fazer se você ainda não sabe qual rumo seguir? Se não sabe qual é o seu sonho? Esse é um problema bastante comum, e muitas pessoas passam a maior parte de suas vidas sem conseguir descobrir sua paixão, e pula de trabalho em trabalho, com um sentimento de vazio e sem realizações.

Se esse é seu caso, não desanime. A lista abaixo contém sugestões que irão lhe ajudar a descobrir qual é o seu sonho, e colocá-lo no caminho certo para começar a buscar esse sonho.

Você não precisa seguir todos os passos, todos eles são caminhos para ajudá-lo a refletir sobre sua paixão na vida, seus sonhos e como realizá-los. Se você começar a pensar sobre quais são os seus sonhos, já é o primeiro passo para torná-los realidade.

Reflita sobre os passos abaixo:

1 – Quais são seus hobbies?

Isso não quer só dizer colecionar selos –quer dizer o que você faz com seu tempo livre. Pode ser colecionar revistas em quadrinhos, ler sobre história, programar em Linux, escrever em seu blog, escrever poesias, cozinhar, e várias outras coisas. Como essas são coisas que você tem prazer em fazer e gasta uma boa parte do seu tempo, não recebe nenhuma recompensa financeira por isso, têm grande chance de uma dessas atividades ser a sua paixão. Pense um pouco sobre cada um de seus hobbies, será que você realmente ama algum deles e gostaria de poder viver somente de um desses hobbies?

2 – Quais são seus talentos?

Já foi dito que todos têm pelo menos um dom, e que nosso propósito na vida é descobrir esse dom e compartilhá-lo com o mundo. Realmente essa afirmação faz sentido, e uma parte importante desse processo é conseguir descobrir qual o seu dom. No que você é bom? Qual seu talento? No que você têm se destacado em seus empregos anteriores e no atual, na escola, na sua vida pessoal? Pare para pensar nisso.

3 – Com quem gostaria de trabalhar?

Um trabalho dos sonhos não inclui somente o que você gostaria de fazer, mas também com quem gostaria de fazer. Você deve realmente gostar de trabalhar com essas pessoas. Nesse passo você pode escolher nomes de pessoas em específico ou tipos de pessoas (criativas, programadores, empreendedores, etc.). Use suas ideias para ajudá-lo a visualizar seu trabalho dos sonhos.

4 – Com o que você gosta de trabalhar?

As ferramentas de trabalho são muito importantes. Se você adora trabalhar com computadores, essa é uma boa dica para encontrar o seu trabalho dos sonhos. Se gosta de trabalhar com animais, carros, roupas ou pessoas, são todas dicas. Comece a prestar atenção em quais ferramentas lhe ajudam a desempenhar melhor o seu trabalho e qual você realmente gosta de usar, ao realizar isso você da outro grande passo em busca de viver seu sonho.

5 – Qual ambiente de trabalho você gosta?

Um escritório, faculdade, sala de aula, uma obra, o oceano, a floresta? O local onde você desempenha seu trabalho é um fator importante para descobrir o trabalho que ama.

6 – Aonde e quando você foi mais feliz?

Pense em todas as etapas da sua vida, desde a infância até adolescência, escola, empregos diferentes, áreas diferentes, hobbies variados. Pense nos momentos em que você foi mais feliz, o que você estava fazendo, com quem estava e onde estava. Você pode ter deixado essas memórias de lado na sua vida por diversas razões, mas ao resgatá-las em sua mente pode lhe ajudar a realizar o quanto você foi feliz durante esses momentos e como fazer para tornar sua vida mais agradável.

7 – Liste suas cinco paixões.

Agora que você já pensou em vários fatores, faça uma pequena lista de suas cinco maiores paixões, coisas que você acredita que gostaria de fazer em sua vida. Caso não tenha as cinco, liste o máximo que conseguir. Então compare as cinco e relacione as prioridades, qual viria primeiro e qual seria a última. Isso é o começo da transformação de seu sonho em realidade.

8 – Como transformar suas paixões em trabalho?

Será que duas ou três das maiores paixões em sua lista podem ser transformadas em trabalho? Quais profissões podem se relacionar com suas paixões? Como você se iniciaria nessas profissões, e você acredita que gostaria amaria viver dessa profissão?

9 – Crie uma visão clara.

Manter uma visão clara é chave para realizar seu sonho uma vez que você tenha descoberto qual é esse sonho. Dedique um tempo para pensar exatamente qual é o seu sonho, qual será o seu trabalho dos sonhos, como se imagina trabalhando, onde você está, o que está ao seu redor, com quem está trabalhando, que ferramentas está usando, quais são os benefícios para você e para outros. Anote e tente deixar bastante claro. Você deve conseguir visualizar esse sonho em sua cabeça. Quanto mais você conseguir imaginar a realização desse sonho, maior a chance dele se tornar real.

10 – Crie um mapa.

Assim que você conseguir imaginar claramente o seu destino, o que falta é a criação de um mapa com informações de como atingir esse destino. Tente um planejamento inverso: qual é o último passo necessário para atingir seu objetivo? Qual seria o passo que antecede o último? Continue indo ao reverso até que chegue ao primeiro passo. Então foque todas suas energias nesse primeiro passo.

11 – Brainstorm.

Às vezes existem mais de um caminho para chegar ao seu destino. Brainstorm sobre diversas ideias sobre como chegar ao seu destino, sobre várias atitudes e decisões que podem levá-lo mais perto do destino. Então adicione essas ideias em seu mapa. Mesmo que não tenha um mapa completo, ter um destino claramente definido e tomar o primeiro passo em busca desse destino são mais que suficientes para começar.

12 – Pesquise.

Aprenda o máximo que puder sobre seu sonho. Cheque em livros, na internet, fale com pessoas que possam lhe auxiliar. Torne-se um perito no assunto.

13 – Como os outros estão se saindo?

Encontre outros que já estão vivendo um sonho similar ao seu. Leia sobre eles, escreva para eles, aproxime-se deles. Descubra quais passos eles tomaram para chegarem lá, o que foi preciso, como conseguiram. Então use essas informações em seu mapa.

14 –  Pratique, pratique.

Enquanto caminha em direção ao seu sonho, pratique sua paixão sempre que for possível. Todos já sabemos que a prática leva a perfeição… e você deve buscar ser o melhor naquilo que quer fazer. Não é um passo fácil, mas vale à pena.

15 – Inspire-se.

Encontre pessoas que estão tentando atingir o mesmo destino, veja quais obstáculos eles encontraram e como passar por eles. Recorte fotos de revistas e jornais para usar de inspiração. Leia e assista materiais que lhe motivem e o mantenham motivados. Doses diárias de motivação lhe ajudarão muito durante sua jornada. Enquanto você se manter inspirado, você terá combustível para manter-se na estrada em busca de seu destino.

16 – Motive-se.

Encontre motivação para. Motivação e foco são chaves importantes para a realização de qualquer objetivo. Quais são suas motivações? Converse com outros sobre seus objetivos, crie pequenas metas, estabeleça recompensas, inspire-se, mantenha anotações de seus progressos e derrotas, encontre uma pessoa que compartilhe dos mesmos objetivos. Esses são grandes aliados em sua busca diária de motivação.

17 – Simplifique: um objetivo.

A partir do momento em que você definiu qual o seu sonho, mantenha o foco nele. Isso quer dizer que deve por qualquer outro objetivo no banco de reservas por enquanto, e ter apenas esse objetivo a seguir. Posteriormente você poderá focar em outros objetivos, mas inicialmente se você tiver vários objetivos, pode ser uma distração. Mantenha o foco. Simplifique a sua vida para ajudá-lo a manter o foco somente nesse objetivo.

18 – Dedique um tempo de seu dia.

Você não irá a lugar algum se não dedicar tempo em busca da realização de seu sonho. Tire uma hora (ou pelo menos 30 minutos) todos os dias para trabalhar em seu sonho. Se puder dedicar mais tempo, ótimo, mas lembre-se de tomar um passo de cada vez. Não importa qual momento do seu dia, manhã tarde ou noite, escolha um momento em que sabe que poderá se dedicar e que poderá fazer todos os dias. Faça com que esse momento torne-se um hábito, e você verá a diferença.

19 – Não acredite que irá falhar.

Imagine que você não pode falhar, que não irá tropeçar e cair, mas que se isso acontecer irá se levantar e aprender com essa queda. Esqueça o medo de arriscar e perder. Acredite no seu sucesso. Acredite que você não irá falhar. E ao acreditar nisso as chances de atingir o objetivo se multiplica.

20 – Viva da forma com que você gostaria de ser lembrado.

Como gostaria de ser lembrado quando você se for? Esse é um método comum para decidir como você quer viver sua vida. Se quiser ser lembrado como alguém que lutou e atingiu seus sonhos, não espere até que seja muito tarde, o dia é hoje e a hora é agora. Comece sua jornada nesse instante. Viva sua vida de forma que seus sonhos possam se tornar realidade.

Lembre-se, esses passos não serão necessariamente úteis ou aplicados a todos. Você pode e deve desenvolver e adaptar seus próprios métodos de acordo com sua realidade de vida. Caso tenha algo que possa enriquecer nossa lista, deixe um comentário.

Abraço,
Rod Gomes