12 Truques que sua mente está lhe pregando

Sua mente está te enganando e roubando sua felicidade?

Nossas mentes são “seres” complexos e não raramente tornam-se nossos piores inimigos quando se trata de ser feliz. Nosso querido e importante cérebro nos engana de modo que achamos que algo está certo, enquanto na verdade está errado, que estamos tomando a decisão correta enquanto na realidade não estamos, etc. Reconhecer e desarmar essas armadilhas que a mente nos arma pode ajudar a realizar a essência de uma vida mais leve e feliz, criando relacionamentos mais duradouros e até mesmo ao sucesso profissional.

Veja a lista abaixo e confira se sua mente está lhe pregando truques! Acredito que a grande maioria das pessoas vão chegar a conclusão que sim.

Eu seria mais feliz se tivesse menos coisas para resolver.

Nossas mentes constantemente nos engana nos fazendo acreditar que seriamos mais felizes se não tivéssemos que trabalhar. Imaginamos uma vida de lazer e ócio e nos enganamos acreditando que seriamos felizes vivendo esse estilo de vida. No entanto, a verdade é que o ócio fatalmente leva ao tédio e depressão. Nós somos seres do trabalho e criativos. Precisamos de desafios para sermos felizes. Mexa-se e invista seu tempo e sua vida em algo significante e vai perceber que seu medidor de felicidade vai subir!

Não sou eu, é você.

Muitas vezes nossa mente nos engana nos fazendo acreditar que somos infelizes por culpa da esposa ou marido, dos pais, ou qualquer outra pessoa. Imediatamente culpamos essas pessoas sem qualquer fundamento. Na grande maioria das vezes, a culpa é muito mais nossa do que de terceiros. Precisamos assumir e aceitar a responsabilidade por nossas situações e fazer nossa parte, que é agir positivamente e tirar o melhor de cada situação. Tomar responsabilidade por nossas ações é o começo para obter felicidade de verdade.

Eu só preciso descobrir o segredo para o sucesso para ser feliz.

Quanto mais você se informar, mais convencido vai ficar que não existe um ou dois “segredos” para obter felicidade ou sucesso. Por mais que autores, publicitários e nossas próprias mentes gostariam de nos convencer que existem atalhos, não é verdade. Viver uma vida de sucesso é simples, porém o grau de dificuldade varia de acordo com a vontade e dedicação de cada um. Você cria uma visão do futuro, desenvolve uma estratégia e trabalha dedicadamente para chegar lá. Não existem atalhos ou segredos para essa fórmula. Ao aceitar o fato de que não existe uma varinha mágica para a felicidade, você vai começar a perceber que seu caminho se tornará muito mais claro.

Se eu pelo menos tivesse isso…

Somos enganados pela mente ao acreditar que seremos realmente felizes quando conseguir aquele emprego, ou aquela casa, ou aquele carro, ou seja lá o que for. Não há nada de errado em querer melhorar sua vida, seja adquirindo um bem material ou atingir um objetivo pessoal ou profissional, mas é importante saber que nada disso vai lhe fazer feliz automaticamente. O que pode (e geralmente é o que acontece) ocorrer é um estado de euforia temporário, essa “felicidade” se dissolve rapidamente. Se você busca a felicidade duradoura, deve saber que essa falsa sensação de felicidade causada pela conquista de um bem ou uma situação é um poço sem fundo.

Eu gosto das coisas como estão e não quero que mude nunca.

Acreditar nisso é basicamente se condicionar para o fracasso. A vida é uma jornada em constante mudança. Algumas dessas mudanças nós podemos controlar, outras não. Resistir a essas mudanças ou tentar controlar as mudanças que não estão em nosso controle é inútil e consumirá uma quantidade enorme de energia. As mudanças são inevitáveis. Você deve aceitá-las e aprender a navegar em novas águas. Ser “adaptável” é muito importante para sua felicidade.

Nunca tive sucesso… e provavelmente nunca terei.

Acredite se quiser, muitas vezes desistimos de um objetivo quando o sucesso está logo depois da próxima curva. Perseverança é muito importante na conquista da felicidade. O fundador da rede americana de frango frito KFC só fundou sua rede de franquias aos 65 anos de idade, após 45 anos servindo frango em seu pequeno restaurante na beira da estrada. NUNCA permita que sua mente o convença de desistir. Você não sabe como será o dia de amanhã, e o que está por vir após a próxima curva.

Vou evitar as coisas que não gosto de fazer.

As tarefas mais difíceis são exatamente os alvos prediletos de nossa mente. Somos bombardeados por motivos e razões para evitar essas tarefas a qualquer custo. Não raramente essas mesmas tarefas são as que poderiam produzir as melhores recompensas para nossas vidas. O que você tem evitado fazer? Porque? Procrastinação e preguiça de finalizar tarefas importantes apenas atrasa nossa caminhada em direção a felicidade. Ataque essas tarefas de frente e vai sentir aquela sensação maravilhosa de gratificação e leveza que vão incendiar você e por consequência sua felicidade.

O mundo é assustador e alguma coisa de ruim pode me acontecer.

Estamos sendo constantemente lembrados pela mente de que não controlamos a maioria das circunstâncias ao nosso redor. Por exemplo, a forma sensasionalista como a violência e o crime são retratados na TV nos faz acreditar que há marginais em cada esquina esperando por nós. Você diz: E não é verdade? Não… não é verdade. Infelizmente o crime e a violência são sim grandes problemas do mundo moderno e nós Brasileiros conhecemos bem essa realidade, porém se você deixar que o seu medo o controle você sem dúvida alguma perderá grande parte da vida paralisado. Tome as precauções básicas, tenha fé, seja livre e feliz!

Vou me decidir quando eu tiver certeza do que fazer.

Ficar pensando e re-pensando toda decisão vai te deixar paralisado. Calcular riscos, analisar as possibilidades e planejar é importante, mas nada nunca acontece se a decisão não for tomada e iniciada a ação. Nós raramente temos as informações perfeitas para tomar decisões. Pare de esperar que tudo esteja perfeito para que decisões sejam tomadas. Errar faz parte de qualquer aprendizado.

Cada adversidade, cada fracasso, cada dor de cabeça carrega consigo a semente de um benefício igual ou maior. – Napoleon Hill.

Não caia na armadilha de pensar e re-pensar indefinidamente ao tomar uma decisão.

Eu sei que não deveria, mas…

A grande maioria das pessoas sabem quando fazem algo que é errado ou que não trará resultados positivos para suas vidas, mas fazem assim mesmo. É mais um truque da nossa mente nos enganando de forma que ignoramos a existência dos efeitos negativos de maus hábitos com todo tipo e forma de desculpas existentes. Esse efeito é bastante comum quando se trata de saúde. Por exemplo, você já deve ter ouvido alguém dizer, “Eu sei que não deveria fumar, mas me ajuda a manter o peso.” Ou, “Eu sei que não deveria comer isso, mas do que vale a vida senão para ser vivida de forma prazerosa?”. Um problema de saúde grave como câncer, problemas no coração ou diabetes irão certamente afetar de forma agressiva a sua felicidade. Não permita que sua mente crie falsas desculpas!

Sonhos só se tornam realidade para os que tem sorte.

Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho. – Thomas Jefferson.

Nossa mente pode nos enganar as vezes, nos fazendo acreditar que somos vítimas do destino. Você irá acreditar que “nada de bom nunca me acontece.” O que nosso cérebro nos faz acreditar que é sorte para os outros, geralmente é na verdade o resultado de anos de prática, trabalho duro, preparação e dedicação. Siga seu sonho de coração aberto e poderá se surpreender com a “sorte” que aparecerá em seu caminho.

Eu não consigo.

Outro pequeno grande truque de nosso cérebro é nos fazer acreditar que não conseguimos. Por exemplo, já ouviu alguém dizer, “Não consigo ler esse livro, não tenho tempo”. Ou, “Não consigo aprender isso, estou velho.” Não caia nesse truque! Sua mente é bastante “esforçada” em te convencer nesse quesito. Irá te guiar como um cachorro na coleira se você permitir. Em qualquer momento da sua vida, você está sempre cheio de potencial para fazer o que quiser, mesmo que determinada circunstância adicione níveis de dificuldades. Você consegue muito com um pouco de persistência e habilidade.

Quer você acredite que consiga fazer uma coisa ou não, você está certo. – Henry Ford.

Não permita que esses truques roubem sua felicidade!

Viu como nossa mente pode se tornar nosso maior obstáculo na busca pela verdadeira felicidade? Caso você tenha se encontrado em um ou mais pontos da lista, não se preocupe, você agora tem o poder de mudança em suas mãos… ponha sua mente para trabalhar para você e não contra você!

Foto: bouzafr