10 Lições de vida de Richard Branson

É fato que Richard Branson sabe uma ou duas coisas sobre sucesso. Quando tinha 20 anos de idade ele começou seu primeiro negócio, pouco depois sua gravadora. Hoje, a marca Virgin está estampada em diversas empresas e Branson tem uma fortuna estimada em 3 bilhões de libras.

O interessante é que além do enorme sucesso nos negócios, Branson também gosta de se aventurar no mundo dos recordes. Incluindo corridas de barcos e voar de balão.

Vamos ver algumas frases interessantes do Sir Richard Branson:

1- “Iates, jatinhos particulares e grandes limusines não farão com que as pessoas aproveitem mais suas vidas.”

No fundo, todos sabemos que dinheiro não traz felicidade. Mas obviamente, o dinheiro pode sim providenciar muitas coisas boas – como liberdade e oportunidades. Pode até contribuir proporcionando momentos de felicidade. Mas a verdadeira felicidade o dinheiro não pode proporcionar, independe de tudo. Citando Buda: “Não há caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”

2- “Eu aproveito cada minuto de minha vida.”

Quando se faz o que gosta é quase certeza de que fará bem feito e que será bem sucedido no que faz. Saber aproveitar todos os momentos e oportunidades é uma arte, uma habilidade que pode ser desenvolvida. Essa arte vem naturalmente para uns, para outros é necessário um pouco de prática. O fato é que saber valorizar e aproveitar cada minuto de sua vida faz toda a diferença.

3- “A maioria das razões para se estressar não são sequer dignas de estresse.”

Estar sempre preocupado e estressado é um grande desperdicio de energia, nunca ajuda. O que ajuda é saber identificar determinado problema e procurar as melhores soluções.

4- “Você não consegue ser um bom líder sem gostar de pessoas. É assim que você tira o que há de melhor nelas.”

É obvio que vivemos em um mundo social, e é praticamente impossível tentar se isolar de outras pessoas. A forma como interagimos com os outros é de importância vital para nossa felicidade e sucesso. Relacionando-se bem com as pessoas – permitindo que sejam elas mesmas, incentivando que faça o seu melhor – essas são atitudes de grandes líderes e bons amigos.

5- “Não existe uma só pessoa para seguir ou copiar.”

A vida é sempre cheia de novidades frescas e novas. O sucesso do futuro nem sempre depende na antiga maneira de fazer as coisas. Pensar e agir de forma inovadora, encarando mudanças, aceitando os riscos. Podemos sim, (e devemos) nos espelhar em pessoas que admiramos. E obviamente, usar das mesmas ferramentas que essas pessoas utilizaram para atingir seus objetivos. Evitando erros antigos e encarando os novos!

6- “Posso afirmar com honestidade que nunca entrei em um negócio puramente para ganhar dinheiro. Se esse for o único motivo, então eu acredito seria melhor não fazer nada.”

Dinheiro deve sempre ser a recompensa, nunca o objetivo em si. Se você persegue puramente dinheiro, dificilmente terá alguma coisa de valor verdadeiro. O dinheiro por si só não adiciona nada na vida. Dinheiro não compra as coisas que mais interessam – sabedoria, serenidade, liderança, felicidade.

7- “Nunca tive a intenção de ser um empreendedor.”

Essa frase chega a ser engraçada. Vindo de Richard Branson…

Devemos sempre saber qual caminho desejamos seguir, mas é necessário permanecer aberto e atento a novas oportunidades e possibilidades. As coisas tem uma tendencia natural de mudar. Saiba fazer uso de novos ventos, ao invés de lutar contra. Esses ventos poderão proporcionar ótimas aventuras e aprendizados.

8- “Eu cometi e aprendi de muitos erros.”

Afinal de contas, é basicamente assim que aprendemos… errando! Lembre-se de quando aprendeu uma nova habilidade – dirigir um carro, cozinhar, um novo idioma. Claro que você cometeu erros! Não há motivo para ter medo de cometer erros.

9- “Se você conseguir viver sua paixão, a vida será muito mais interessante do que se você estiver apenas trabalhando.”

Existe uma frase que diz mais ou menos assim: “Goste do que faz e nunca mais terá que trabalhar outro dia.” Nem todo mundo tem o privilégio de poder fazer o que gosta ou gostar do que faz naturalmente. E pelo que tenho constatado ao longo dos anos, a grande maioria nem sabe do que gostaria de fazer, realmente.

O que todos nós podemos fazer é descobrir o que há de positivo em nossas atividades profissionais e buscar destacar e focar nesses pontos.

10- “No momento eu sou feliz por estar vivo e ter tomado um bom e longo banho.”

Simples assim. Estamos sempre focados em mil coisas e acabamos nos esquecendo que a vida é formada por uma séria de momentos, cada um com seus pequenos e simples prazeres. Seja lá o que for que a vida nos traga, é sempre bom agradecer por todos os pequenos prazeres com que somos presenteados a cada dia.